Conheça a Importância do Balanço Patrimonial

Conheça a Importância do Balanço Patrimonial
17/07/2020

Você sabe qual a importância do balanço patrimonial? Todo setor de contabilidade de uma empresa precisa estar ciente das razões pelas quais esse documento deve ser elaborado e em quais ocasiões ele é um item obrigatório para a legalidade do negócio.

Para mais informações, continue lendo este artigo!

Entenda a importância do balanço patrimonial na sua empresa

A importância do balanço patrimonial entra em diferentes questões. Isso porque ele é o principal documento contábil que permite o entendimento da situação financeira real de uma empresa. 

Criar análises e plano de ações

No final de cada exercício social, uma empresa deve realizar um balanço para compreender as movimentações do último ano. Por meio dele, é possível compreender:

  • quais foram os principais gastos;
  • quais foram os principais ganhos;
  • se houve crescimento, estagnação ou encolhimento da empresa
  • pontos de atenção.

Desta forma, é mais fácil criar um plano de ações para o período seguinte. Por exemplo: se houve crescimento, em qual setor se concentrou a maior parte de ganhos em relação ao último balanço realizado? E o que ocasionou isso? Foi um investimento e marketing, reformulação do modo de trabalho, obtenção de um novo fornecedor? 

Essa análise é importante para saber o que deve ser mantido e o que precisa ser repensado para o crescimento saudável da empresa. Assim, caso o documento aponte uma curva com tendência para queda, também é possível pensar em soluções para reverter a situação.

Requisito para participar de licitações

Se a sua empresa for MEI ou ME, ela não se enquadra na lei da obrigatoriedade de apresentação do balanço patrimonial. Entretanto, caso deseje se inscrever em uma licitação, este passa a ser um pré-requisito para se inscrever.

Isso porque o balanço é um dos documentos de avaliação que comprova a regularidade do negócio e permite a participação em um edital.

Obrigatoriedade perante o governo

A importância do balanço patrimonial não é apenas uma questão interna, mas também uma prestação de contas com a Receita Federal. Empresas que se enquadram no sistema tributário da LTDA e S.A. e EIRELI devem apresentar o relatório e fazer a sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Fique atento à Lei das Sociedades Anônimas para entender algumas regras de envio para a Imprensa Oficial.

Entendeu a importância do balanço patrimonial e precisa enviar o da sua empresa para ser publicado no Diário Oficial? Consulte os serviços do e-Diário para facilitar esse processo!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais