Como Ter Controle Do Fluxo De Caixa Durante Uma Crise Econômica?

Como Ter Controle Do Fluxo De Caixa Durante Uma Crise Econômica?
31/08/2020

Será que você tem controle do fluxo de caixa da sua empresa? Afinal, saber como controlar essa questão no dia a dia é de extrema importante, mas em tempos de crise, por exemplo, é ainda mais necessário. Isso porque a expectativa é que a receita diminua.

Confira no artigo como ter o controle de caixa e fazer com que a sua empresa sobreviva, mesmo em momentos de crise econômica!

Como ter o controle do fluxo de caixa?

As crises econômicas nacionais ou mundiais acontecem sem aviso prévio. Atualmente, estamos enfrentando os impactos da COVID-19 e, com isso, aprendendo a desenvolver novas estratégias para que as empresas sobrevivam, ainda mais as de pequeno porte. 

Como durante a crise a expectativa é que haja diminuição na receita dos empreendedores, a maneira mais eficaz de garantir a permanência da mesma é ter a gestão correta do fluxo de caixa. Afinal, a saúde financeira é essencial para o futuro do negócio. 

Você consegue dizer, agora, como anda o controle diário das suas despesas e receita? Ou, melhor, qual foi o resultado do seu último controle mensal? As respostas para essas perguntas devem estar na ponta da língua, fora isso, significa que você não sabe como ter o controle do fluxo de caixa da sua empresa. 

Se está nessa situação, confira três dicas que separamos para que você tenha um caixa aliado em tempos de crise:

1. Garanta as despesas fixas

Se a entrada de receita diminui, consequentemente, os seus custos também devem ser menores. Porém, existem aqueles fixos, como aluguel, manutenção e folha de pagamento, que não dá para serem cortados. Mas como garantir a continuidade desses gastos sem a mesma quantidade de venda?

Para começar, calcule quanto você precisa desembolsar e avalie se a receita e o capital de giro serão suficientes para cobrir os gastos. É interessante ter uma reserva financeira da empresa para momentos assim, pois você garante a estabilidade do negócio sem precisar usar o seu próprio lucro. 

2. Faça uma projeção do futuro

Para ter o controle do fluxo de caixa na crise, não deixe de fazer uma projeção do futuro do seu negócio. Caso não saiba quanto tempo a crise vai durar, é indicado fazer a projeção dos próximos três meses, já contabilizando a redução de receita. Se preferir, pode fazer mensalmente mas não é 100% indicado. 

3. Tenha o Governo como aliado

Na crise da COVID-19, o Governo Federal lançou medidas provisórias e pacotes econômicos emergenciais para socorrer empresas. Veja abaixo algumas medidas que podem auxiliar no controle do fluxo de caixa:

  • redução proporcional da jornada de trabalho;
  • redução de salário para evitar demissões;
  • o prazo para pagamentos dos tributos federais foi adiado no Simples Nacional.

Gostou do artigo? Continue acompanhando as matérias do e-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais