Como Fazer Planilha de Cálculo de Custos

Como Fazer Planilha de Cálculo de Custos
25/05/2019

Uma dúvida que ronda os comerciantes que anda estão no início de sua carreira é como precificar corretamente os produtos oferecidos por ele. Todos têm em mente que é preciso cobrir os valores de custo e, ainda, conseguir algum lucro. Porém, será que existe uma forma mais simples de mensurar isso e compreender como, exatamente, fazer esse cálculo de custos?

Pensando em orientar os empreendedores que têm essa dúvida, o portal e-Diário Oficial preparou algumas dicas e informações importantes sobre o tema. Confira!

Cálculo de custos: o que deve ser considerado?

Para fazer um cálculo de custos que seja bem organizado, é preciso contabilizar todas as questões importantes que envolveram a obtenção dos produtos que serão oferecidos. A primeiro momento parece algo simples, pois, em teoria, é só somar as matérias gastas com isso, não é mesmo? Porém, é preciso se atentar a adicionais que são custos indiretos que você tem para a produção, transporte e armazenamento desses itens.

Portanto, veja só o que precisa ser analisado para não se perder!

Custos diretos

Este são os itens óbvios a serem considerados quando se trata de determinados produtos. Se você é o responsável pela produção, por exemplo, considere os custos de matéria prima, embalagem e outros itens que estejam envolvidos nesse processo. Caso sua empresa apenas compre de um revendedor, os valores a serem relatados na planilha principal são a respeito da compra e do valor do frete — se houver.

Custos indiretos

Essa parte requer muita atenção pois, muitas vezes, não são considerados na hora de fazer o cálculo de custos. Entretanto, isso pode ocasionar em diferenças entre o valor real e o valor que você encontra na planilha. Isso porque, quando você mesmo produz os itens que serão colocados à venda, é preciso pensar no custo da mão de obra, nos equipamentos e ferramentas que serão usados, gasto de água e energia, entre outras coisas.

Quando há uma compra direta, as condições necessárias para um armazenamento adequado também podem gerar alguns custos extras — se precisa de ventilação, refrigeração, entre outras coisas.

Como preencher a planilha

Separe-a entre essas duas categorias para que possa compreender melhor os detalhes desses gastos. É importante que seja usados valores padrões para produtos que usem as mesmas matérias ou necessitem das mesmas condições extras, para que não hajam diferenças. Preencha com o máximo de informações possíveis para poder encontrar, com exatidão, a melhor forma de precificar!

Gostou de saber como fazer cálculo de custos? Então não deixe de ler outros artigos aqui no e-Diário! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais