Como Fazer O Cartão Cidadão — Aprenda Agora!

Como Fazer O Cartão Cidadão — Aprenda Agora!
24/04/2020

Para quem deseja ter acesso aos benefícios concedidos pelo governo, é importante saber como fazer o Cartão Cidadão e entender para quem ele é destinado. 

O cartão é um meio de obter acesso aos serviços de benefícios sociais e trabalhistas de forma mais prática e pode ser utilizado em canais da Caixa Econômica Federal do município brasileiro, como caixas eletrônicos, casas lotéricas e mais.

Saiba mais sobre o assunto e veja como solicitar o seu!

Para que serve o Cartão Cidadão e quem pode obtê-lo? 

O Cartão Cidadão é um facilitador para o recebimento de benefícios do Governo Federal, tais como: 

Qualquer pessoa que tenha esses auxílios disponíveis podem requisitar seu cartão cidadão para acompanhar o extrato e efetuar saques. 

Porém, para quem tem contas poupança ou conta corrente na Caixa, é possível utilizá-las para o recebimento, sem a necessidade de ter o cartão.  

Como fazer o Cartão Cidadão?

Para quem ainda não sabe como fazer o Cartão Cidadão, é bem simples e fácil. O pedido deve ser realizado em qualquer agência da Caixa ou diretamente pelo número de telefone 0800 726 0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão). 

Após o requerimento, o cartão pode ser retirado na agência ou entregue em algum endereço residencial. Depois, basta fazer a Senha Cidadão para conseguir utilizá-lo. 

Para essa etapa final, a pessoa que receberá o benefício deve se dirigir novamente para uma agência da Caixa ou até uma lotérica — nesse último caso, é necessário ligar anteriormente para o mesmo número do Atendimento Caixa ao Cidadão. 

Tem como fazer o Cartão Cidadão pela internet?

Ainda não é possível solicitar o cartão por meio on-line. É necessário que o beneficiário vá pessoalmente a um dos locais citados a cima. 

O que é necessário para fazer o Cartão Cidadão?

Ao fazer o Cartão Cidadão, é preciso estar com o número do NIS em mãos. Depois, para a criação da senha, é necessário baixar o termo de responsabilidade no site da Caixa e levá-lo impresso. A assinatura do documento é feita diretamente na agência ou lotérica. 

Além disso, o beneficiário deve ter em mãos algum documento de identificação junto, que contenha foto, como a Carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação, identidade militar, passaporte, etc.

O Cartão Cidadão dá direito a receber o auxílio emergencial?

Com relação ao auxílio emergencial do Governo Federal, criado por conta da pandemia do novo coronavírus, ter o Cartão Cidadão não dá direito automático de obter o benefício. 

Ele é um facilitador para sacar o dinheiro nas agências, mas não significa que todos que têm o cartão também receberão o auxílio.

Agora que aprendeu como fazer o Cartão Cidadão, viu que é um processo simples e rápido! Caso tenha benefícios a recolher, não deixe de ir a uma agência da Caixa. 

Para ler mais conteúdos como este, continue acompanhando aqui as notícias do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais