Como Fazer Demonstração de Resultado de Exercício

Como Fazer Demonstração de Resultado de Exercício
28/08/2020

A Demonstração de Resultado de Exercício é um documento obrigatório para comprovar a regularidade financeira de uma empresa. Afinal, ele mostra um resumo de todas as operações realizadas, evidenciando entradas, saídas, procedência e destino. Por fim, também é uma maneira de avaliar a saúde do negócio, já que mostra a lucratividade.

Se você não sabe como fazer uma DRE, continue acompanhando este artigo!

Saiba como fazer Demonstração de Resultado de Exercício

A DRE é uma documentação que toda empresa deve mostrar, segundo a legislação brasileira. Prevista no artigo 187 da Lei nº 6.404 (Lei das Sociedades por Ações), o objetivo é mapear todas as movimentações empresariais em relação ao setor financeiro. 

E, por ser obrigatória, também existem alguns pontos que são essenciais para a construção da demonstração de resultado de exercício. 

Como estruturar uma planilha DRE

A planilha DRE deve ser dividida da seguinte forma:

  • (+) Receita Operacional Bruta: todo o valor faturado, procedentes de vendas de produtos e/ou prestação de serviços;
  • (-) Deduções da Receita Bruta: abatimento de impostos, devoluções de vendas e multas;
  • (=) Receita Operacional Líquida: resultado da receita com as deduções.

 

  • (-) Custo das Vendas: somatória do Custo de Produtos Vendidos (CPV), Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e Custo dos Serviços Prestados (CSP);
  • (=) Resultado Operacional Bruto – valor da receita já com o abatimento dos custos de vendas.

 

  • (-) Despesas Operacionais – somatória de todas as despesas administrativas, como aluguel, contas de consumo, salário de funcionários, seguro, etc;
  • (-) Despesas Financeiras Líquidas: despesas causadas por variações de câmbio, IOF e juros.
  • (+) outras receitas: patrimônio e ativos não circulantes;

 

  • (=) Resultado Operacional antes do pagamento de impostos (Imposto de Renda e Contribuição Social e Sobre o Lucro);
  • (=) Resultado Líquido Antes das Participações: relacionar participações de sócios e acionistas, fundos de assistência, etc, da empresa;
  • (=) Resultado Líquido do Exercício.

Além disso, é importante identificar qual é o período avaliado. Em geral, são feitos ao término de cada exercício social, mas existe a possibilidade de elaborar o documento com maior frequência. Isso é recomendável, principalmente, para grandes empresas.

O que fazer com os demonstrativos financeiros?

Depois de terminar a Demonstração de Resultado de Exercício, ele deve ser impresso, encadernado e guardado na sua empresa. Caso apareça um fiscal do governo, será preciso apresentar o documento para que haja uma avaliação da regularidade.  A DRE não tem publicação obrigatória, como é o caso do balanço patrimonial

Precisa publicar no Diário Oficial? Confira os serviços do Portal e-Diário, que auxiliam no envio de matérias para publicação!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais