Como Consultar o Diário Oficial Da União

Como Consultar o Diário Oficial Da União

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele você encontrará assuntos de extrema relevância para a sociedade.

 

Para quem tem interesse em se manter atualizado sobre informações oficiais do Governo, confira o passo a passo de como realizar a consulta. 

 

Neste artigo você verá:

 

  • o que é Diário Oficial da União?
  • o que é publicado no Diário Oficial da União?
  • passo a passo para consultar o Diário Oficial da União

O que é Diário Oficial da União?

 

O Diário Oficial da União é um veículo de comunicação, utilizado para divulgar informações importantes, permitindo que a sociedade tenha ciência de atos da Administração Federal. 

 

Ele foi criado por meio da Lei Imperial Nº 1.177, sancionada em 9 de setembro de 1862 e a sua primeira publicação foi em outubro do  mesmo ano. 

 

A partir disso, todas as publicações foram feitas diariamente de maneira impressa, somente em 2000 foi possível o acesso digitalmente. 



O que é publicado no Diário Oficial da União?

 

Existem diversas informações que podem ser consultadas no Diário Oficial da União, onde estão divididas em três categorias. 

 

Na primeira encontra-se leis, decretos e atos normativos. A segunda categoria está destinada às portarias interministeriais e aos atos de interesse dos servidores públicos federais. Por fim, na terceira estão os editais e contratos estaduais, municipais e de terceiros. 

 

 Entre as publicações mais comuns estão:

 

  • leis;
  • decretos;
  • editais;
  • licitações;
  • portarias;
  • balanço financeiro;
  • resultados ou abertura de concursos públicos;
  • instruções normativas;
  • documentos diversos.

 

Passo a passo para consultar o Diário Oficial da União

 

Para consultar o Diário Oficial da União com facilidade e rapidez, basta seguir o passo a passo a seguir!

 

1. Acesse o site do e-diário

 

Acessando o site do e-diário você encontrará todas as informações necessárias para ficar por dentro das ações e resoluções do Governo, gratuitamente com muita praticidade. 

 

2. Cadastre-se no Diário Oficial da União

 

Para se cadastrar você precisará acessar o site do e-diário. Inserindo o seu nome, e-mail, estado e área profissional você terá acesso a todas as edições do Diário Oficial da União.

 

3. Busque por assuntos do seu interesse

 

Buscando por assuntos do seu interesse no campo de busca do site do e-diário, é muito mais fácil encontrar a publicação que você estava procurando. 

 

Percebeu como é fácil consultar o Diário Oficial da União? Cadastre-se agora no site do e-Diário!

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele você encontrará assuntos de extrema relevância para a sociedade. Para quem tem interesse em se manter atualizado sobre informações oficiais do Governo, confira o passo a passo de como realizar a consulta.  Neste artigo você verá: o que é Diário Oficial da União? o que é publicado no Diário Oficial da União? passo a passo para consultar o Diário Oficial da União O que é Diário Oficial da União? O Diário Oficial da União é um veículo de comunicação, utilizado para divulgar informações importantes, permitindo que a sociedade tenha ciência de atos da Administração Federal.  Ele foi criado por meio da Lei Imperial Nº 1.177, sancionada em 9 de setembro de 1862 e a sua primeira publicação foi em outubro do  mesmo ano.  A partir disso, todas as publicações foram feitas diariamente de maneira impressa, somente em 2000 foi possível o acesso digitalmente.  O que é publicado no Diário Oficial da União? Existem diversas informações que podem ser consultadas no Diário Oficial da União, onde estão divididas em três categorias.  Na primeira encontra-se leis, decretos e atos normativos. A segunda categoria está destinada às portarias interministeriais e aos atos de interesse dos servidores públicos federais. Por fim, na terceira estão os editais e contratos estaduais, municipais e de terceiros.   Entre as publicações mais comuns estão: leis; decretos; editais; licitações; portarias; balanço financeiro; resultados ou abertura de concursos públicos; instruções normativas; documentos diversos. Passo a passo para consultar o Diário Oficial da União Para consultar o Diário Oficial da União com facilidade e rapidez, basta seguir o passo a passo a seguir! 1. Acesse o site do e-diário Acessando o site do e-diário você encontrará todas as informações necessárias para ficar por dentro das ações e resoluções do Governo, gratuitamente com muita praticidade.  2. Cadastre-se no Diário Oficial da União Para se cadastrar você precisará acessar o site do e-diário. Inserindo o seu nome, e-mail, estado e área profissional você terá acesso a todas as edições do Diário Oficial da União. 3. Busque por assuntos do seu interesse Buscando por assuntos do seu interesse no campo de busca do site do e-diário, é muito mais fácil encontrar a publicação que você estava procurando.  Percebeu como é fácil consultar o Diário Oficial da União? Cadastre-se agora no site do e-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais