Se você é um empresário, deve saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? Esses são documentos obrigatórios emitidos ao final da cada ano. Na prática, são ferramentas muito úteis para uma boa gestão empresarial.
Confira por que você deve se atentar a essas questões contábeis e tomar decisões mais embasadas de acordo com as análises!
Qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE?
Saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE é bem simples. Porém, algumas pessoas ainda tendem a se confundir. Antes de aprender a real diferença entre essas duas análises, você sabia que elas são muito importantes para a saúde financeira de um negócio?
Abaixo, listamos alguns benefícios que esses demonstrativos podem trazer à sua empresa. Olha só:
- detalham as movimentações realizadas;
- auxiliam no controle de contas a pagar e a receber;
- são uma ferramenta de planejamento financeiro;
- apresentam de forma clara e transparente a real situação financeira;
- auxiliam na tomada de decisão.
- Os resultados da análise, assim como o controle, podem ser feitos por meio de livros empresariais, registros, demonstrativos ou relatórios específicos. É você quem escolhe a melhor maneira!
Agora veja a seguir qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE:
O que é balanço patrimonial?
O balanço patrimonial (BP) é a demonstração contábil que leva em consideração todos os ativos e passivos, ou seja, bens, direitos e as obrigações da empresa para relatar a sua situação financeira. O documento leva em conta a movimentação histórica.
Para classificar cada um dos ativos, entenda:
- bens: diz respeito ao estoque, lucratividade e mais;
- direitos: as contas a receber, por exemplo;
- obrigações: tudo o que a empresa não pode deixar de fazer, como o pagamento dos salários.
O que é Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)?
Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), é um documento que exibe a situação contábil, em relação ao ano de referência. Ou seja, analisa e mostra os resultados em lucros e/ou prejuízos. Resumindo, exemplifica os resultados operacionais e não operacionais da empresa.
O principal objetivo do documento, por sua vez, é analisar os números da empresa e identificar possíveis tomadas de decisões dentro do negócio. Com isso, não se esqueça de adicionar:
- as receitas;
- os rendimentos;
- custos;
- despesas;
- perdas;
- e impostos que já foram pagos.
- É importante ressaltar que a legislação permite que aplique-se o DRE ao Simples Nacional, com exceção para o Microempreendedor Individual (MEI).
Apesar das diferenças entre os dois documentos, eles costumam ser elaborados em conjunto. Essa união resulta na principal declaração contábil e precisa ser publicada no Diário Oficial da União dentro dos prazos estipulados.
Até que não é difícil compreender qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo?
Qual a importância dos balanços patrimoniais e DRE de empresas?
Sabendo qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, você deve estar se perguntando qual a importância desses documentos. A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece, afinal, ambos servem para controlar o patrimônio de uma empresa.
Nesse sentido, eles são necessários para ajudar gestores a encontrar furos no orçamento, observar aspectos que podem ser melhorados e gastos que podem ser otimizados. Além disso, ambos demonstrativos são interessantes para avaliar a saúde financeira de uma organização, intervindo quando necessários.
Veja dicas para fazer balanço patrimonial e DRE
Você deseja fazer o balanço patrimonial e DRE de forma mais certeira e sem erros, analisando corretamente cada informação presente nestes documentos?
Então, veja algumas dicas a seguir:
Balanço patrimonial
Aqui no E-Diário já falamos sobre a importância do balanço patrimonial, certo? Para elaborar essa declaração tão necessária, existem alguns pontos importantes para se atentar. Assim para fazer esse documento, algumas dicas são:
- determinar um período para inclusão de dados, já que essa certidão pode ser feita tanto anualmente quanto em outros momentos. Assim, seja qual for sua escolha, é preciso estipular esse espaço de tempo e só contar com informações referentes a ele;
- pontuar os ativos também é interessante, para isso divida os ativos individualmente e também o total, assim os itens ficam muito mais fáceis de entender;
- apontar as obrigações da empresa com outras instituições;
- calcular o patrimônio líquido da organização, considerando lucros, fluxo de caixa e capital social.
Análise de DRE
Depois de verificar qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, você está pronto para conferir algumas dicas de como fazer a análise da Demonstração do Resultado do Exercício.
Veja três orientações principais, a seguir:
- verifique bem todas as informações, uma vez que isso evita erros na hora de registrar lançamentos e leva a uma análise mais precisa;
- use um sistema de qualidade, já que para ter mais segurança e evitar erros manuais no processo um software de gestão oferece ótimos benefícios;
- analise os resultados de determinados períodos de crescimento ou queda em conjunto com o balanço patrimonial, afinal, com isso será possível visualizar de ângulos diferentes do desempenho financeiro do seu negócio.
Agora que você sabe tudo sobre qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, assim como a importância desses documentos para a saúde do seu negócio e conferiu algumas dicas de como analisá-los e produzi-los, está pronto para conferir o guia completo de Balanço patrimonial e DRE no E-diário e entender como publicar corretamente sem atrasos.