A maioria dos profissionais, empresas e associações possuem nas rotinas de trabalho uma série de reuniões, seja para negociar novos contratos com um cliente ou deliberar assuntos internos com a alta gestão. Nesses encontros, é comum ter uma ata e uma pauta para registrar as conversas. Mas qual a diferença entre ata e pauta de reunião?
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre esses dois documentos e te ensinar como fazer uma pauta de reunião e uma ata. É muito simples. Confira!
Qual a diferença entre ata e pauta de reunião?
Enquanto a ata é redigida durante e após a reunião para registro das considerações e decisões de cada participante, a pauta é elaborada antes do encontro e publicada com antecedência, para preparar os interessados. Veja abaixo dois exemplos:
Primeiramente, o que é uma pauta de reunião? A imagem acima mostra uma pauta de reunião publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Perceba que ela cita a data, o horário e local do encontro, além de apresentar a justificativa da reunião, os convidados e os assuntos a serem tratados.
Abaixo, temos o recorte de uma ata de reunião, divulgada no mesmo jornal oficial. Comparando os dois fica bem fácil entender qual a diferença entre ata e pauta de reunião.
Note que a ata acima também contém data, horário e local da reunião, mas ela inclui elementos que não fazem parte da pauta, como lista de participantes e narração dos acontecimentos.
Algumas atas são mais resumidas e outras mais detalhadas, mas o principal objetivo é relatar o que foi dito e decidido no encontro. Também é comum retomar a pauta na ata, porque os dirigentes das reuniões costumam ler a pauta no início do evento.
Agora que ficou claro para que serve a pauta e a ata de reunião, vejamos o que deve conter em cada um dos documentos.
Como fazer uma pauta de reunião
Sua pauta de reunião precisa ter as seguintes informações:
- data e horário;
- local e/ou descrição da videoconferência;
- lista de convidados;
- justificativa do encontro;
- temas que serão abordados.
Como elaborar uma ata de reunião
Para redigir uma ata de reunião, é preciso anotar os seguintes itens:
- data e horário da reunião;
- local e/ou descrição da videoconferência;
- lista de participantes;
- retomada da pauta (opcional);
- descrição das falas e acontecimentos mais relevantes;
- decisões e responsáveis por cada ação.
Confira mais detalhes sobre a redação e publicação de ata de reunião neste outro conteúdo.
Pronto! Agora você já sabe qual a diferença entre ata e pauta de reunião. Acesse também nosso modelo de ata de reunião para publicação no Diário Oficial. O download é gratuito!