Em um mundo com os recursos naturais cada vez mais escassos, é importante ter a contabilidade ambiental aliada ao meio ambiente. As práticas industriais podem afetar muito o futuro do Planeta, caso não haja a conscientização.
Conheça no artigo a seguir como essa área contábil pode ajudar positivamente as empresas a terem soluções mais sustentáveis.
O que é contabilidade ambiental?
A contabilidade ambiental registrada os impactos causados diretamente pelas empresas no meio ambiente e dá soluções de como eles podem ser controlados.
O profissional dessa área faz um relatório geral do patrimônio ambiental, aponta monetariamente quais são os prejuízos, benefícios e os resultados causados pela exploração.
Além disso, oferecem soluções para a gestão empresarial implementar internamente e incentiva ações favoráveis ao meio ambiente.
De acordo com o Blog Sage (2018), antes de fazer a contabilidade ambiental da sua empresa, primeiro é preciso se atentar para alguns conceitos do tema:
- Despesas ambientais: são utilizadas para o gerenciamento ambiental e consumidas pela área administrativa da empresa;
- Custos ambientais: estão relacionados direta ou indiretamente com a proteção do meio ambiente, como a recuperação de áreas contaminadas, por exemplo;
- Perdas ambientais: são os gastos utilizados para cobrir acidentes ou questões relacionadas ao meio ambiente;
- Receitas ambientais: são ligadas à prestação de serviços envolvidos com a área ambiental, como a venda de produtos reciclados, por exemplo;
- Ativos ambientais: são bens e direitos de benefício futuro e que estão ligados à preservação ambiental;
- Passivos ambientais: são valores sacrificados pela empresa para preservar ou proteger o meio ambiente.
Vantagens da contabilidade ambiental
Agora que você já sabe que a contabilidade ambiental diz respeito aos impactos no meio ambiente, confira as vantagens de fazê-la na sua empresa:
Controle dos impactos diretos
Com o relatório geral é possível identificar e pensar em resultados que controlem e não prejudiquem diretamente os recursos naturais, como investir em antipoluentes, por exemplo.
Melhora a imagem da empresa
As empresas que se preocupam com o meio ambiente transmitem uma imagem positiva, tanto internamente quanto externamente. Afinal, estar ligado à causas de responsabilidade ambiental, serve, até mesmo, de exemplo para outras organizações.
Diminuição de custos
Com o auxílio da contabilidade ambiental é possível reduzir custos, como o de água e energia elétrica, por meio de ações preventivas.
Gostou de saber sobre a importância de ter uma consciência sustentável em um ambiente corporativo? Para mais assuntos assim, continua acompanhando as matérias do E-Diário Oficial!