Você Sabe Qual o Objetivo da Contabilidade? Descubra!

Você Sabe Qual o Objetivo da Contabilidade? Descubra!
30/09/2019

Será que você sabe qual é o real objetivo da contabilidade? Muito se fala sobre a importância desse setor dentro da estrutura de uma empresa. Afinal, trata-se de uma ciência que analisa as variações quantitativas e qualitativas do patrimônio empresarial. Confira um pouco mais sobre o tema no artigo! 

Qual o objetivo da contabilidade?

De modo geral, o objetivo da contabilidade é analisar tudo o que envolve a parte administrativa de uma empesa. Sendo assim, estuda, elabora e dá soluções para que os donos — empresários, empreendedores ou líderes — tomem decisões mais seguras para os seus investimentos.

A contabilidade age como um “porto seguro” aos investidores, pois oferece mais tranquilidade em questões de planejamento e controle nas questões administrativas.

Além disso, existem duas vertentes do setor: 

Financeira

A contabilidade financeira é responsável por todas as operações que envolvem finanças. Ou seja, pagamentos, vendas, compras, entrada e saída de dinheiro de uma organização. 

Administrativa

A contabilidade administrativa ou empresarial cuida de um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade ou pessoa física. Analisa também como podem ser usados os cálculos dos custos. 

Qual a responsabilidade do contador?

Um profissional contábil deve ser uma pessoa extremamente organizada, pois seu trabalho demanda muitas habilidades a serem desenvolvidas. Além de cuidar de aspectos financeiros, tributários, econômicos e patrimoniais de uma instituição empresarial, a rotina de quem trabalha nessa área envolve o estudo e a observação de muitas planilhas, números, cálculos e contas. 

O que é registro contábil?

De acordo com a Interpretação Técnica Geral (ITG), o registro contábil é obrigatório e deve ser aplicado para qualquer tipo de empresa. Sua principal função é registrar todos os acontecimentos econômicos e financeiros de uma organização — que deve ser feito juntamente com o contador e o empreendedor. As informações sobre: 

  • direitos;
  • benefícios;
  • receita;
  • obrigações;
  • despesa;
  • e tudo aquilo que for envolvido economicamente e financeiramente;

Deve ser analisado para proporcionar uma melhora na saúde financeira da empresa. 

Qual a função do empreendedor na relação com a contabilidade?

O dono da empresa, seja ele empresário, empreendedor ou um líder, precisa fornecer todas as informações econômicas e financeiras de forma completa, clara e transparente ao profissional contábil. O empresário precisará emitir uma carta de responsabilidade da administração onde declara que todos os dados analisados foram entregues.

Gostou de saber um pouco mais sobre o objetivo da contabilidade? Continue acompanhando as matérias do E-Diário Oficial para ficar por dentro de mais assuntos assim. 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais