Qual a Importância das Publicações no Diário Oficial da União?

Qual a Importância das Publicações no Diário Oficial da União?
26/08/2019

Atualmente é muito fácil divulgar informações na internet. Qualquer pessoa pode fazer isso gratuitamente e distribuir em larga escala para outros usuários. Por isso, a importância das publicações no Diário Oficial cresce mais ainda.

Quer saber por que esse veículo é tão relevante para a sociedade brasileira? Confira!

Conheça a importância das publicações no Diário Oficial

A importância das publicações no Diário Oficial consiste no fato de que neste veículo são publicadas informações de utilidade pública. Para que isso seja possível, todos os atos, decretos e ações do governo federal devem serem divulgados segundo o princípio da publicidade.

Garantido pela Constituição de 1988, que está em vigência atualmente, este preceito tem o objetivo de dar transparência às ações da administração pública. Assim, com a população ciente das atividades governamentais, cada cidadão pode exercer o seu direito de expressar sua concordância ou protesto ao que está sendo realizado.

Também é crucial para que processos legais e atos administrativos possam seguir com seu andamento e atender à cronogramas, como por exemplo, em processos licitatórios.

Quem realiza a publicação nos jornais oficiais?

A Imprensa Nacional é o veículo responsável por todas as publicações em Diários Oficiais nos diversos âmbitos (federal, estadual, municipal). Como o próprio nome indica, no Diário Oficial da União são tratados assuntos referentes ao âmbito federal.

Qual a Importância das Publicações no Diário Oficial da União?

O periódico foi fundado em 1862 e desde esta época, publica as informações pertinentes do Estado e conta a história dos atos governamentais do Brasil. Em 2017, o jornal deixou de veicular sua versão impressa, mas está disponível para qualquer cidadão na internet.

Como publicar no Diário Oficial?

Agora que já entendeu um pouco sobre a importância das publicações no Diário Oficial, é necessário conhecer como fazer esse processo. Afinal, para oficializar atos e acontecimentos é preciso saber formatar as matérias e fazer a publicação corretamente.

É por isso que o E-Diário Oficial está aqui para te ajudar! Somos um portal de envio de matérias para Diário Oficial do Estado ou União. Realizamos a publicação de editais de convocação, atas, balanços patrimoniais entre outros.

Quer saber como fica fácil publicar com o E-Diário Oficial? Confira:

  1. encaminhe o texto da matéria que deseja publicar para o e-mail [email protected] em algum destes formatos: doc,docx, pdf, odt, xlx, xlt;
  2. você também pode enviar pelo formulário na página inicial do E-Diário;
  3. iremos analisar o material e encaminhar um orçamento juntamente com um modelo de autorização;
  4. é preciso que você assine a autorização e encaminhe novamente por e-mail;
  5. caso orçamento for aprovado, realize o pagamento do boleto bancário que será enviado para você;
  6. após o pagamento, iremos iniciar o processo de publicação.

É simples assim! Seu documento será publicado no Diário Oficial com formatação perfeita e seguindo todos os prazos! Para ficar cada vez mais informado sobre assuntos relevantes para diversos âmbitos da sociedade continue acompanhando o blog do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais