Publicação de Extravio de Documentos Fiscais: Saiba como Fazer Rapidamente

Publicação de Extravio de Documentos Fiscais: Saiba como Fazer Rapidamente
28/04/2017

Lei é lei! Não adianta, aliás, não se pode postergar nada que está relacionado ao cumprimento delas. Ainda mais quando se trata do extravio de documentos importantes, que pode gerar uma série transtornos, problemas e riscos aos envolvidos. Tudo isso, porém, é fácil de ser evitado, principalmente se você já sabe porque deve fazer a publicação de extravio de documentos fiscais no Diário Oficial da União.

Sendo assim, para não ter problemas futuros, veja abaixo as recomendações de como fazer a publicação sem perder tempo, de forma simples e segura!

Prepare o comunicado

Esta é parte que você terá mais trabalho na publicação de extravio de documentos fiscais. Porém, ainda assim, é bem simples, pois o comunicado de extravio geralmente segue um padrão. Se você já o tem, ótimo! Pode usá-los alterando apenas os campos necessários e correspondentes aos documentos extraviados.

Caso não tenha nenhum modelo, é importante saber que ele precisa conter as principais informações referentes ao documento perdido, ou seja, precisa do nome do contribuinte, CNPJ, endereço, cidade, estado e, claro, a relação das notas ou documentos fiscais, com o número sequencial e a situação (se estavam em branco ou não), junto à declaração de que foram extraviados.

Envie o material

Com o comunicado feito, já pode proceder com o envio para a publicação de extravio de documentos fiscais, que deve começar com um simples e rápido cadastro no site do E-Diário, o portal para envio de matérias aos Diários Oficiais.

Dentro do site, clique em Diário Oficial da União (DOU), preencha as informações solicitadas e já anexe a matéria, que pode ser enviada nas extensões DOC, DOCX, PDF, ODT, XLS e XLT. Porém, caso ache mais fácil, você pode simplesmente colar o comunicado no campo “mensagem” e enviar.

Aprove o orçamento

Depois que a mensagem com o comunicado é enviada, o portal E-Diário faz uma análise jurídica do material recebido e cria um orçamento de acordo com a sua matéria. No entanto, como o E-Diário sabe da importância de se publicar os conteúdos de forma rápida, esse orçamento é enviado para você em um período muito rápido, cerca de 60 minutos!

A partir daí, para que a publicação aconteça, só é preciso responder ao e-mail recebido, fazendo a aprovação do orçamento, e providenciar o pagamento através do boleto bancário, que é enviado em seguida.

Tenha a publicação!

Quando o pagamento é realizado, basta enviar o comprovante para o e-mail “atendimento@e-diariooficial.com”, ou por fax, no número 0800-644-9080, e pronto! A publicação de extravio de documentos fiscais é feita.

Mas atenção! Para que a veiculação aconteça na próxima edição do Diário Oficial da União, você já precisa ter cadastro no E-Diário e deve enviar a matéria até às 16h. Portanto, seja precavido, não deixe para depois e cadastre-se já!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais