Passo a Passo para a Criação de uma Associação

Passo a Passo para a Criação de uma Associação
08/05/2018

A criação de uma associação demanda a realização de alguns processos burocráticos. De acordo com o Código Civil, a lei nº 10.406/02 define que as associações são definidas como uma união de pessoas que se organizam com um objetivo e interesse em comum. Por exemplo, pessoas da mesma profissão, moradores do mesmo bairro, comerciantes, consumidores e diversos outros grupos semelhantes.

 

Ao formar uma associação, o lucro não deve ser a finalidade da instituição. No entanto, não é proibido que sejam realizadas atividades para a geração de receita com o objetivo de aumentar os bens da agregação. Quer saber quais medidas tomar para criar uma associação? Confira o passo a passo neste artigo!

 

1º Passo: reunião inicial  

 

Antes de iniciar os processos formais para a criação de uma associação deve ser feita uma reunião inicial. Assim, devem ser definidos os aspectos básicos referentes à instituição. O grupo de pessoas envolvidas devem coletar diversas informações sobre o tema de interesse da associação, principalmente pontos relativos à legislação, direitos e deveres e entre outros.

 

Para organizar uma associação são necessárias no mínimo dez pessoas. O grupo deve definir na reunião inicial pontos, como:

 

  • Objetivo social da instituição;
  • Nome que a associação irá carregar;
  • Aspectos administrativos, como local onde funcionará a sede da associação;
  • Coletar documentos e necessidades burocráticas para iniciar a abertura formal da associação.

 

2º Passo: realização das medidas legais para a criação de uma associação

 

Após a reunião inicial para dar início a criação da associação, é chegado o momento da formalização do processo frente às leis. Nesse momento é realizada a assembléia de constituição, na qual é desenvolvido o Estatuto Social da instituição e os representantes são eleitos. A partir da definição desses aspectos, é necessário encaminhar a documentação para ser efetuado o registro da associação em um cartório de pessoas jurídicas. Os documentos necessários são:

 

  • CNPJ;
  • ata de fundação da instituição;
  • Estatuto Social da associação (duas vias);
  • Esclarecimento da relação entre os associados e representantes da direção eleitos;
  • Ofício destinado ao cartório.

 

3º Passo: organização operacional da associação

 

Após as etapas burocráticas necessárias para a criação de uma associação, finalmente a instituição poderá iniciar seus trabalhos. A contratação de funcionários, a reforma da sede, criação de conta em banco e diversas outras providências deverão ser tomadas para o começar as atividades. Além de todas providências administrativas, é essencial que a instituição conte com uma gestão eficiente para o seu bom funcionamento.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe suas dúvidas! Aproveite e confira as novidades do E-diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais