Organização do Trabalho: Saiba Como Gerir a Sua Empresa com Eficiência

organização do trabalho
28/08/2017

Existem vários aspectos que influenciam no dia a dia de uma empresa, na produtividade dos colaboradores e, principalmente, nos resultados que são entregues para os clientes. A organização do trabalho, inclusive, está entre as principais características que impactam a rotina organizacional.

Este quesito diz respeito desde o cargo mais baixo da organização até o diretor da empresa. Todos eles devem estar alinhados, para que caminhem juntos em direção ao desejo comum. Por isso, veja abaixo algumas práticas de organização do trabalho que vão te ajudar a fazer uma gestão empresarial mais eficiente!

Administre o seu tempo com rigor

A organização do tempo é essencial para qualquer colaborador. Um gestor, então, que leva a responsabilidade da equipe, supervisiona os processos, acompanha o desenvolvimento dos funcionários e, na maioria das vezes, está relacionado à reuniões de diversos assuntos, deve ter ainda mais atenção com esse aspecto.

É importante planejar quanto tempo vai gastar com cada atividade, delegar tarefas que não pertencem a você e que só estão tomando o tempo que poderia gastar com outras ações. Além disso, defina datas ou horários comuns para realizar reuniões, assim você evita compromissos como esses de última hora e se torna mais produtivo.

Não olhe seu e-mail o tempo todo

É difícil, ainda mais para um gestor, se desligar da caixa de e-mails, mas é uma prática importante para quem deseja conquistar a organização do trabalho. Olhar a caixa de entrada o tempo todo eleva as chances de se distrair e deixar tarefas inacabadas.

Quando estiver concentrado em uma atividade, dedique-se inteiramente a ela e evite se distrair. Na sua conclusão, aí sim, cheque a caixa de e-mails. Caso haja uma tarefa que precisa de prioridade, você pode dar atenção sem que a outra atividade fique pela metade.

Planeje a sua semana para ter organização do trabalho

Outra dica importante para manter a organização do trabalho é fazer um planejamento semanal. Com suas demandas fixas determine datas e ordem de prioridade. Anote-as e seja rígido para segui-las. Essa atitude vai fazer com que você aproveite muito mais o seu tempo disponível e, mais uma vez, evite a perda de foco do que realmente importa.

Você vai perceber que, com o passar do tempo, vai ser fácil seguir sua lista de planejamento, seu dia será muito mais produtivo e as demandas da empresa estarão sempre em dia.

Com essas informações, você já pode passar a ter novas atitudes no dia a dia organizacional. Elas te ajudarão efetivamente a conquistar a organização do trabalho e gerir sua empresa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais