Você já ouviu falar em royalties? Esse termo tem chamado atenção dos empresários e interessados em franquias. Quer saber o que são royalties e para que servem? Acompanhe o artigo abaixo:
Afinal, o que são royalties?
O termo tem origem no idioma inglês e significa “privilégios ou regalias”, porém o seu uso se dá no campo das finanças e economia. É nessas circunstâncias que adquire o sentido de “valor pago”.
Esse valor é a taxa ou porcentagem sobre um produto pertencente a terceiros. Royalties podem ser adquiridos, vendidos ou cobrados, dependendo de qual transação financeira se realiza.
De forma mais simples, quando uma marca ou produto é utilizado por outros, deve-se pagar um valor para o idealizador de origem. Esse esquema funciona bem para a manutenção das franquias comerciais , por exemplo. Em que um empresário decide abrir uma loja franqueada e reproduzir a identidade, produtos e segmento da matriz. Logo, o que são royalties? Nada mais do que a porcentagem paga pelo uso de propriedade de terceiros.
Exemplos de royalties
Listamos algumas situações em que esses recursos são popularmente utilizados, para te ajudara compreender melhor, acompanhe:
Royalties do petróleo e pré-sal
Ao assistir aos jornais televisivos e ler as notícias, é comum se deparar com matérias sobre o uso de royalties na indústria petrolífera. Já que no Brasil, o governo detém o poder sobre a extração do mineral no país, as empresas privadas que desejam embarcar nas negociações, pagam para extrair petróleo das terras brasileiras.
Royalties em direitos autorais
Outro cenário muito comum onde esse termo é empregado, é no reconhecimento dos direitos autorais de músicas , filmes, livros e produtos literários e científicos. Ao utilizar parte daquela obra ou reproduzi-la com intenção comercial, é preciso destinar fundos ao criador original. O que não acontece, por exemplo, nos casos de pirataria, onde as políticas de royalties são burladas ilegalmente.
Formas de arrecadação
Os valores são recolhidos de diversas maneiras. Podem se basear na quantidade de produtos vendidas, em um fixo mensal etc. Tudo depende de como as negociações são feitas e do segmento pretendido.
Agora que você já sabe o que são royalties, que tal entender mais sobre como funciona a Lei dos direitos autorais?