O Que Faz um Senador?

o que faz um senador
30/06/2017

A eleição de um senador leva grande parte dos brasileiros às urnas, porém será que todos sabem qual é a função deste cargo? Este agente é eleito pelo povo para um mandato de 8 anos, atuando no Poder Legislativo com o ideal de representar e atender às necessidades da população como um todo.

Confira as informações que separamos sobre esse representante público e entenda o que faz um senador!

Quem pode ser senador?

Antes de começar, é importante que você entenda quem pode assumir essa função. Afinal, para ser um senador a pessoa interessada precisa cumprir alguns critérios pré-determinados. Veja só!

Ser brasileiro (nascido ou naturalizado)
Ter no mínimo 35 anos
Fazer parte de algum partido político
Possuir domicílio eleitoral no estado em que está concorrendo ao cargo
Ter o pleno exercício dos direitos públicos

Atualmente, um senador recebe um salário aproximado de R$ 26 mil e alguns benefícios. Neste cargo, ele tem direito a 13°, 14° e 15° salários, cotas aéreas e auxílio moradia. Além disso, há a disponibilização de uma verba para gastos no escritório e contratação de novos funcionários.

O que faz um senador depois de eleito?

Para entender o que faz um senador você, antes, precisa saber que qualquer pessoa que ocupa um cargo eletivo deve representar quem o colocou naquela posição, neste caso, o povo. Sendo assim, a sua função principal é honrar com os compromissos que propôs a população para que conseguisse ser eleito.

Dentre as outras responsabilidades de um senador está a elaboração de leis e a fiscalização das ações do Poder Executivo. Ele tem a função de, por exemplo, aprovar a indicação de nomes para cargos como o do diretor do Banco Central e de diplomatas brasileiros que possam representar o Brasil no exterior.

Agora que você já sabe o que faz um senador, fica mais fácil entender se ele está cumprindo com que prometeu durante a candidatura e verificar se ele está cumprindo com suas competências!

Continue acompanhando as matérias do e-Diário e tire suas dúvidas aqui nos comentários!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais