O Que é Diagramação? Entenda Para que Serve

O Que é Diagramação? Entenda Para que Serve
03/09/2018

Não é preciso ser um leitor assíduo de revistas e jornais para perceber que todas as informações dispostas possuem um grau de organização e hierarquização na página, não é mesmo? Para quem não sabe, existem profissionais especializados na técnica de construir e ordenar textos e imagens. Você sabe o que é diagramação? Já ouviu falar? Esse é nome dado ao processo de organização das informações. Confira este artigo e entenda um pouco mais!

 

Entenda o que é diagramação e sua importância

Como foi dito, a diagramação, simplificadamente, é o processo de organização e priorização das informações nas páginas de revistas, jornais e portais digitais. Afinal, o texto, imagens e até vídeos não são dispostos ao acaso, a região escolhida tem um motivo, ou seja, a escolha de todos os elementos que compõem a arquitetura da página possuem um embasamento teórico.

Profissionais, como designers e editores são capacitados para realizar o reconhecimento das melhores regiões para dispor os elementos. O maior objetivo da técnica é que tudo deve seja definido pensando na experiência do leitor, nos critérios editoriais e identidade visual do veículo de comunicação, além de proporcionar o equilíbrio dos componentes da página.

 

Principais características de uma boa diagramação

Ao compreender o que é diagramação e qual o objetivo do método, é interessante compreender quais fatores tornam a atividade qualificada. Podemos dizer que o maior intuito da tarefa é conseguir distribuir todos os elementos gráficos em um espaço limitado, de forma que a leitura e compreensão seja facilitada, porém existem outros fatores que tornam a organização da página mais eficiente e adequada.

Veja alguns:

 

Linha editorial

Antes de mais nada, a diagramação de um veículo deve respeitar a linha editorial e identidade visual da publicação. Por exemplo, em alguns veículos, adicionar elementos gráficos diferenciados é uma ótima estratégia, pois os leitores pedem e buscam por isso. Por exemplo, infográficos, diagramações que transformam a padronização do texto são excelentes recursos para linhas editoriais mais abertas. No caso de veículos que representam maior seriedade, o ideal é priorizar o estilo mais sóbrio.

 

Adequação ao público alto

O público alvo de veículo, em dúvidas, está associado à linha editorial. Como foi dito, publicações mais abertas, a possibilidade de uso de diferentes recursos é maior. Por exemplo, públicos jovens podem pedir por um estilo de diagramação mais casual e diferentes recursos.

 

Diferente formatos de publicação

Outro fator que define a qualidade de uma diagramação é a adequação ao formato em que o conteúdo será publicado. Atualmente, os profissionais precisam pensar nas diversas possibilidades para ter acesso às informações. Por exemplo, os smartphones demandam a total adequação dos recursos de diagramação utilizados nos meios impressos, tudo com o objetivo de proporcionar uma boa experiência ao leitor.

Agora que você já entendeu o que é diagramação e qual a importância, aproveite para continuar acompanhando outros conteúdos do E-diário Oficial!  

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais