Você já ouviu o termo BPO, que em inglês significa Business Process Outsourcing? Essa ferramenta é utilizada no setor de contabilidade consultiva e pode auxiliar o empreendedor em inúmeras questões, como o controle de gestão e o auxílio na tomada de decisões. Entenda no artigo abaixo o que é e como ela pode afetar o trabalho de um contador.
O que é BPO Financeiro?
O BPO Financeiro é um grande aliado dos donos de empresas nos dias de hoje. Ele funciona como uma ferramenta de terceirização para os processos de gestão financeira.
Com isso, o empresário tem a possibilidade não só de ter o controle da sua gestão, mas também de, a partir de relatórios precisos, contar com o apoio de uma análise para melhor captação de dados e, consequentemente, para a tomada de decisões.
Além disso, a terceirização dos processos de gestão otimiza o tempo e o trabalho de outros colaboradores da empresa, uma vez que não terão que se preocupar com questões de controle financeiro.
Entre as principais funcionalidades em usar o BPO Financeiro, estão:
- conciliação bancária;
- controle de pagamentos;
- controle de recebimentos;
- organização de documentos.
As vantagens para a empresa são muitas, com destaque para o aumento da segurança jurídica, aumento da eficiência e produtividade, dados mais rápidos e precisos e otimização de tempo.
Como o BPO Financeiro pode afetar o trabalho do contador?
Com uma ferramenta tão eficiente e que minimiza até mesmo erros, o trabalho de um contador pode ser afetado. Afinal, o BPO Financeiro elimina a necessidade de um profissional contábil.
O grande problema, na maioria das empresas, é ter informações atualizadas e orientação sobre a saúde de seu negócio, e o papel do contador é exatamente esse: auxiliar na gestão. Porém, com tantos clientes e documentações para serem feitos, de certa forma, o desempenho do trabalho deles pode ser negligenciado.
Por isso, a alternativa de implementar o BPO é tão eficiente. Com ela, não é preciso do apoio de um contador e é possível obter informações efetivas sobre o funcionamento do negócio.
Em contrapartida, existem muitos escritórios de contabilidade que já fazem o uso de ferramentas on-line para auxiliar nas análises de seus clientes. Dessa forma, eles eliminam as chances de retornar com informações atrasadas, minimizam erros e captam mais clientes.
Gostou do artigo? Outros assuntos como esse você encontra na seção de matérias no e-Diário Oficial! Você já conhecia essa ferramenta? Deixe nos comentários!