4 Motivos para Utilizar o Diário Oficial Eletrônico

4 Motivos para Utilizar o Diário Oficial Eletrônico
09/04/2019

Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os atos administrativos devem se tornar públicos, sendo necessário fazer a veiculação dos processos. Embora muitas pessoas prefiram usar a versão impressa, utilizar o Diário Oficial Eletrônico pode ser uma das melhores alternativas para otimizar o tempo e garantir que está dentro da legalidade. 

Quer saber das principais vantagens de utilizar o Diário Oficial Eletrônico? Então confira os motivos aqui no portal e-Diário!

O que precisa ser veiculado no Diário Oficial?

Tudo o que for de interesse público deve, obrigatoriamente, estar no Diário Oficial. O jornal é dividido em três diferentes seções. A primeira delas é destinada para leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral. Já a segunda conta com atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal, enquanto a terceira tem contratos, editais, avisos e ineditoriais.

Desta forma, é preciso fazer o envio das matérias para que esta seja validada e, então, veiculada.

Por que utilizar o Diário Oficial Eletrônico?

Assim como outros meios digitais, utilizar o Diário Oficial Eletrônico proporciona uma maior facilidade na vida daqueles que precisam fazer publicações. Veja só as principais vantagens!

1 – Otimização de tempo

O processo de envio de matérias utilizando e-mails é bem mais rápido do que comparecer a alguma Imprensa Oficial. Além disso, quando enviado para o jornal impresso, é preciso esperar o exemplar chegar para poder visualizar como ficou a publicação. O eletrônico, por outro lado, disponibilizará o link assim que for publicado.

2 – Economia

Para enviar a sua publicação para o jornal, é preciso pagar por inúmeros processos, como revisão, tamanho de texto, entre outras coisas. Assim, a versão eletrônica é muito mais barata e, caso você tenha que publicar no Diário Oficial regularmente, isso fará uma grande diferença em seu orçamento!

3 – Maior visibilidade

Se o seu assunto é de interesse público, as pessoas têm que ter acesso, não é mesmo? É muito mais fácil que alguém pesquise na internet para e consulte o Diário Oficial obter informações específicas do que comprar um jornal. Isso não é apenas uma economia para você, mas também a todos! Além disso, isso gera maior transparência, uma vez que todos terão acesso a esses dados.

4 – Segurança

Como os envios das matérias e dos documentos necessários são feitos por via digital, não há perigo de se perderem em alguma pasta equivocada! Portanto, é um preocupação a menos.

Gostou de saber o porquê de utilizar o Diário Oficial Eletrônico? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no e-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais