5 Itens Obrigatórios No Seu Modelo De Edital De Convocação

5 Itens Obrigatórios No Seu Modelo De Edital De Convocação
23/09/2022

Está buscando um modelo de edital de convocação completo para facilitar o seu dia a dia? Esse documento é muito importante, pois tem como objetivo chamar as pessoas para uma determinada reunião.

Por conta disso, ele precisa ser publicado no Diário Oficial da União ou dos estados, a depender da situação.

Saiba mais sobre esse documento e quais são os itens obrigatórios neste artigo.

Quais itens não podem faltar no seu modelo de edital de convocação?

Os editais de convocação são elaborados para informar um determinado público de uma reunião ou assembleia. 

O principal objetivo envolvendo esse tipo de documentação é o de garantir a presença da maior quantidade de interessados ou envolvidos em um determinado assunto possível. 

Assim, ao longo do evento que o edital anuncia é possível que exista uma discussão satisfatória e que contemple o maior número de pessoas. Mas para isso funcionar, o seu modelo de edital de convocação precisa ter pelo menos cinco itens obrigatórios: 

1. Apresentação

Este tópico é voltado para apresentar as principais informações em relação a convocatória, como:

  • quem está convocando;
  • nome e cargo do responsável;
  • data;
  • horário;
  • local.

2. Objetivo

Após esse primeiro momento, a convocatória deve conter, de forma simplificada, as motivações que levaram a entidade responsável a publicar esse documento.

3. Dados do responsável pela convocatória

Independentemente de quem seja o responsável pela convocatória — uma empresa privada, uma instituição pública ou sindicato — é importante que o documento contenha os dados básicos de identificação, incluindo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

4. Intenções da convocação

Esse tópico é destinado para informar ao público quais ações serão definidas no evento, seja a escolha de candidatos ou orientações para uma aplicação de exames, por exemplo.

5. Extras

O último tópico é opcional e pode conter informações adicionais como o nome dos convocados ou do responsável pela condução do evento, por exemplo.

Confira um modelo de edital de convocação ideal

Saber quais são os principais tópicos que esse tipo de documento deve ter é essencial para sua elaboração. Apesar disso, um bom modelo de edital de convocação pode dar agilidade para montar e publicar essa convocatória.

Pensando nisso, o portal e-Diário preparou uma trilha gratuita com editais com diferentes fins e um passo a passo de como publicá-los sem erro. Se cadastre e tenha acesso ao material!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais