Eleição Presidencial 2018 – Saiba Para Quais Cargos Você Precisa Votar

Eleição Presidencial 2018 - Saiba Para Quais Cargos Você Precisa Votar
16/03/2018

A eleição presidencial 2018 está chegando e junto disso, uma nova oportunidade de escolher representantes competentes, honestos e que realizem uma boa administração pública. É importante pesquisar sobre os projetos dos candidatos e analisar suas atuações políticas passadas para escolher a melhor pessoa para ser nomeada para a função.

Mas nas eleições deste ano, você já sabe em que cargos você precisa votar? Continue lendo este artigo se prepare para às votações.

 

Cargos da eleição presidencial 2018

 

Na eleição presidencial 2018 está programada para acontecer em outubro, dia 7 o primeiro turno e dia 27 para o segundo turno. Neste ano deverão ser escolhidos novos representantes para os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e estadual. As funções de prefeito e vereador foram nomeadas há dois anos (2016) e serão renovadas na eleição de 2020.

Você sabe descrever a função de cada um desses cargos? Saber o que cada um exerce é fundamental para analisar em qual candidato é mais prudente votar. Explicamos um pouco mais sobre isso. Confira!

 

Presidente

 

O cargo de presidência da república é o maior estágio da gestão governamental do país. O presidente ocupa o cargo de chefe de estado. O candidato empossado como presidente tem sua residência fixa localizada em Brasília, no Palácio da Alvorada. O mandato previsto é de quatro anos, podendo ser prolongado por mais quatro em casos de reeleição. Para o candidato se tornar um presidente é necessário que sejam computados 50% dos votos válidos.

 

Governador

 

Os governadores são a maior autoridade política no âmbito estadual e no Distrito Federal. As principais funções dos governadores são executar a administração estadual, representar o estado e defender os interesses interesses da população, tudo aliado ao auxílio presidencial. O mandato previsto para os governadores é de quatro anos, podendo ser prolongado por mais quatro em casos de reeleição.

 

Senador

 

Outro cargo que será disputado na eleição presidencial 2018 é o de senador. Com essa nomeação, o encarregado é responsável por representar o estado onde foi candidato e deve focar sua atuação em melhorias para a região, fiscalizar ações e gastos do executivo e propor leis em benefício do povo.

Cada um dos estados brasileiros têm três senadores representantes no Congresso nacional. O tempo de mandato de um senador é de 8 anos.

 

Deputado Federal e Estadual

 

O candidato nomeado como deputado federal representa o poder legislativo e compõe a Câmara dos Deputados. A principal função desse cargo é criar leis e fiscalizar gastos públicos no âmbito nacional.Um pouco diferente, os deputados estaduais representam a sociedade na Assembleia Legislativa. Assim como os deputados estaduais, sua principal função é desenvolver as leis dos estados e fiscalizá-las em nicho estadual.

Gostou desse artigo? Confira outros no blog do E-diário Oficial! Lembre-se de estudar bem as propostas dos seus candidatos e vote consciente na eleição presidencial 2018.

 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais