Conheça as Vantagens de Participar de uma Licitação

Conheça as Vantagens de Participar de uma Licitação
18/07/2018

Os governos Federal, Estadual e Municipal precisam contratar diversos serviços de administração pública. Eles procuram por fornecedores de materiais de segurança, alimentos, serviços de obra, transporte etc.

Para efetuar a compra, os órgãos abrem oportunidade para diversas empresas. As companhias interessadas em vender seus serviços ao governo devem concorrer entre si, oferecendo sua proposta. Para deixar o processo formalizado e abrir aos concorrentes, é realizada uma licitação.

Agora, você vai entender melhor sobre o assunto e quais são as vantagens de participar de uma licitação.

O que é uma licitação

A licitação é um processo administrativo para que as empresas interessadas em participar de uma concorrência possam ter segurança de igualdade de condições, com critérios de seleção de acordo com as melhores propostas para o interesse público.

Toda empresa pode aproveitar as vantagens de participar de uma licitação pública, desde que esteja com a tributação em dia.

Há seis modalidades de licitação, sendo concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão.

Vantagens de participar de licitação

Dentre as vantagens de participar de licitação, é importante citar que há mais transparência na concorrência e, por ter todos os detalhes especificados no documento, fica mais fácil saber o que oferecer e como oferecer. Além disso, os valores já estão acordados e você não precisa reduzir seu preço pensando em fidelização de clientes e melhores condições.

Você também faz sua parte tornando-se uma empresa que oferece serviços qualificados para o setor público.

Outras vantagens também se destacam:

Risco de inadimplência menor

Por meio dos contratos de licitação, o recebimento do pagamento por parte dos órgãos públicos fica assegurado, mesmo em casos de instabilidade econômica no País.

Evite a concorrência online

Atualmente, a internet, com o e-commerce, é um grande concorrente para as empresas. A vantagem aqui de participar de licitação é que os órgãos públicos sempre vão buscar por empresas físicas.

Menores gastos

Com contrato com o setor público, não é necessário investir tanto em publicidade e marketing para atingir possíveis interessados no seu negócio. A licitação torna a empresa competitiva no mercado.

Licitação para empresas de pequeno porte e MEI

Empresas de pequeno porte e Microempreendedores Individuais (MEI) recebem vantagens exclusivas ao participar de licitação. Um dos benefícios refere-se a ficar a frente com relação a desempates com empresas de médio e grande porte. Isso porque acredita-se que seja uma forma justa, por conta da diferença de infraestrutura e recursos.

Outra vantagem é a simplificação de obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e de créditos.

Gostou? Comente e compartilhe o conteúdo e continue se informando pelo nosso site.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais