Como Fazer um Planejamento Estratégico que Funciona

Como Fazer um Planejamento Estratégico que Funciona
26/03/2018

Em qualquer área da vida é essencial se planejar, seja profissionalmente ou no âmbito pessoal, sem um planejamento estratégico fica mais difícil alcançar objetivos concretos. Estruturar metas auxilia a visualizar o caminho que deve ser percorrido até que um resultado positivo seja alcançado.

 

Construir um planejamento é o primeiro passo que deve ser dado antes de seguir em busca de objetivos e resultados, pois mais que implementar ações que visem melhorias, é importante programá-las. Para saber como esboçar o caminho para o sucesso, então continue lendo este artigo!

 

Planejamento estratégico – O passo a passo

 

Antes de colocar no papel todas as metas e objetivos a serem alcançadas por seu empreendimento, é importante que que algumas questões sejam respondidas. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as reflexões são:

 

  • Onde estamos?;
  • Para onde queremos ir?;
  • Como chegar lá?.

 

Ao responder essas questões fica mais nítidas quais decisões devem ser tomadas para que os objetivos sejam atingidos.

 

Faça uma análise do mercado

 

Antes de qualquer passo, opte por estudar o mercado em que pretende atuar. Analise os fatores, como a concorrência, a realidade econômica do país, taxas de inflação, juros e todas oscilações que podem influenciar negativamente ou positivamente em seu negócio. Esse estudo é importante para você conseguir prever situações e estruturar soluções para problemas que podem surgir. Utilize o método de análise SWOT para desenvolver as diretrizes do seu planejamento estratégico.

 

Defina suas metas e objetivos

 

Após analisar a realidade do mercado, agora estabeleça quais serão suas metas e objetivos a serem alcançadas com suas ações. Lembre-se que é essencial que sejam definidas metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporárias. Utilize a metodologia SMART e estipule propósitos de acordo com a realidade do seu empreendimento.

Desenvolva seu plano de ação

 

Esse é o momento que você vai realmente estruturar o que será feito com o seu planejamento estratégico. Agora todas as metas sairão do plano das ideias e serão realmente seguidas, porém é preciso definir como serão implementadas as ações para atingir os objetivos finais. Assim como estabelecer as metas, estruture um plano de atividades possíveis de serem realizadas.

Monitore os resultados e faça ajustes

 

Tão importante como desenvolver todo o plano de ações é também monitorar os resultados decorrentes dele. Observe se as metas programadas foram realizadas no período de tempo estabelecido e quais foram seus efeitos. Não vale só colocar o plano de ações em funcionamento sem que seja feito o acompanhamento dos resultados.

Após analisar as consequências do planejamento estratégico, observe se existe necessidade de realizar ajustes visando a melhoria de resultados.

Gostou desse artigo? Experimente estruturar um planejamento estratégico e tenha ótimos resultados. Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog do E-diário Oficial!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais