Como Faço Para ser Mesário nas Próximas Eleições?

Como Faço Para ser Mesário nas Próximas Eleições?

Não é preciso ser convocado para prestar serviço de mesário nas eleições de voto direto. Você está se perguntando “mas então como faço para ser mesário nas próximas eleições?” Bom, você precisa se candidatar ao programa de voluntariado criado pelo governo federal. Entenda mais sobre isso aqui.

 

Como faço para ser mesário ?

O governo federal institui algumas iniciativas para incentivar a participação da população nos progressos democráticos do país. Uma delas é a divulgação da possibilidade de atuar como mesário nas eleições. Para isso, o candidato deve ser escolhido por um dos dois processos: receber uma convocação ou se voluntariar.

Na primeira opção, a pessoa é escolhida através de sorteio regional para atuar em seu distrito de voto. Porém, na segunda, o cidadão se oferece para as atividades eleitorais.

 

O que o mesário faz?

O mesário é o cidadão que compõe as mesas eleitorais, ele auxilia na coleta das justificativas, instalações das urnas, organização das salas eleitorais e processos organizacionais em geral. Trata-se de um trabalho intenso durante as eleições e extremamente sério. Porém, para aqueles que desejam contribuir de alguma forma além do voto, faz-se uma excelente opção.

 

Como faço para ser mesário voluntário?

Primeiro você deve procurar saber qual o seu cartório eleitoral regional, depois basta acessar o portal online correspondente e encontrar a categoria “Eleitor>Mesário Voluntário”, a partir de então fornece os dados requeridos e aguarde o contato. Caso seja convocado, receberá instruções para que tudo ocorra bem nas eleições.

 

Vou ser dispensado do trabalho durante as eleições?

Se está se perguntando “como faço para ser mesário se preciso trabalhar?” Não se preocupe. Durante o período de eleições, você receberá uma declaração expedida pela Justiça Eleitoral, autorizando a dispensa nos dias de convocação. Isso significa, que não poderão haver danos ou prejuízos como desconto salarial ou qualquer tipo de repreensão.

 

Quais os benefícios de ser mesário?

Existem muitos benefícios previstos por lei para aqueles que atuam na manutenção da democracia e voto direto, são eles:

  • dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
  • dois dias de folga para cada dia de treinamento da Justiça Federal;
  • certificado de serviço prestados;
  • auxílio-alimentação;
  • vantagem no desempate em concursos públicos;
  • utilizar as horas trabalhadas como atividade curricular complementar.

Agora que você já conhece tudo sobre o assunto, confira também Quais são os documentos necessários para tirar título de eleitor?. Não deixe de acompanhar as matérias do E-diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais