Clipping — Alerta De Publicação no Diário Oficial

Clipping — Alerta De Publicação no Diário Oficial
29/07/2021

Ler o Diário Oficial faz parte da rotina de milhares de profissionais da área jurídica. As informações contidas no  jornal impactam diretamente o seu trabalho, por isso, é importante não deixar passar notícias importantes. Para auxiliar nesse processo, uma ferramenta de clipping automático, com alertas de publicação, pode ajudar.

Neste artigo, você vai ver os seguintes pontos:

  • O que é clipping?
  • Por que o clipping é importante na área jurídica?
  • Vantagens de fazer clipping automático

O que é clipping?

Clipping é o nome dado ao processo de monitoramento das menções à determinada marca ou pessoa em jornais, portais, redes sociais e veículos de comunicação em geral. 

Geralmente, esse é um trabalho feito por assessores de imprensa e relações públicas, que mensuram o que está sendo dito sobre os seus clientes que pode ter gerado publicidade espontânea ou crises. 

Apesar deste ser um processo mais comum na comunicação, o clipping na área jurídica também é muito importante. 

Por que o clipping é importante na área jurídica?

Profissionais da área jurídica, assim como os de comunicação, também precisam ficar atentos ao que está sendo falado sobre os seus clientes. 

Um bom exemplo da necessidade do clipping na área jurídica está entre os advogadas empresariais, que frequentemente precisam fazer publicações no Diário Oficial. Além de fazer a divulgação, também é parte do trabalho monitorar o que foi divulgado, bem como verificar constantemente novos decretos ou leis que possam impactar o negócio ou processo de um cliente. 

A fim de facilitar esse trabalho, o E-diário Oficial — além de uma ferramenta para publicação no Diário Oficial  — tem um recurso de clipping, que aciona alertas de menção quando uma notícia com o seu termo de interesse é disparada. 

Vantagens de fazer clipping automático 

Usar uma ferramenta de clipping automático, como o E-diário Oficial, tem diversos benefícios para a rotina dos profissionais da área jurídica. Conheça as principais delas a seguir:

Otimização do tempo

Consultar o Diário Oficial manualmente pode ser um trabalho longo,  cansativo e entediante. Uma ferramenta que faça isso automaticamente economiza tempo de trabalho humano, que pode focar em outros projetos que exijam raciocínio e inteligência.

Diminui a quantidade de erros 

Justamente porque é um processo repetitivo e cansativo, a pessoa que faz o clipping manual pode deixar passar alguma informação ou notícia importante. A ferramenta de monitoramento automática reduz as chances de erros como esse. Assim que o alerta de publicação é acionado, ela reúne as informações, prepara um relatório e envia por e-mail.

Evita perda de prazos

Por fim, esse monitoramento automático ainda evita a perda de prazos, uma vez que aciona o profissional imediatamente. Isso permite, por exemplo, que ele se adeque à uma nova exigência para o seu ramo a tempo de não ser multado ou punido por isso. 

Ficou interessado em adotar uma ferramenta que faça clipping automático do Diário Oficial para você? Então conheça o E-diário Oficial, que tem diversos outros recursos importantes para o seu trabalho além do monitoramento!

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais