Casos de Dengue Podem Ser Denunciados – Veja Como

casos de dengue
08/02/2017

Nos últimos dias, a prefeitura de diversos municípios intensificou ações de combate à dengue, mesmo com a queda de quase 90% no ano de 2017. Você sabia que os casos de dengue podem ser denunciados? Veja como!

Quais situações podem ser denunciadas?

Caixas d’águas destampadas, terrenos com tendências para virar criadouros do Aedes Aegypti, recipientes com acúmulo de água e demais casos são potenciais para promover os casos de dengue.

É muito comum nos depararmos com essas e outras situações no dia a dia. Para evitar os riscos da proliferação do mosquito da dengue, denúncias podem ser feitas à Prefeitura da cidade. Mas, antes de tudo, é necessário ter certeza de que o local a ser denunciado é realmente um potencial criadouro do mosquito.

Veja as formas de denunciar os casos de dengue

Os casos de dengue podem ser denunciados à administração municipal. Essas denúncias podem ser feitas por meio do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), pelo número 156 (cidade de São Paulo) e pela internet.

A secretaria explica ainda que toda denúncia que é feita entra em uma espécie de “fila” Por isso, as demandas são atendidas de acordo com o cronograma pela sequência de datas.

O que acontece depois que a denúncia é feita?

Quando os casos de dengue são confirmados, a CONVISA é notificada e uma equipe de profissionais é enviada ao local para fazer o bloqueio de criadouro. Em casos de denúncias em terrenos particulares, o proprietário é notificado com antecedência. Caso não haja providências, uma ação judicial é necessária para que a equipe entre no local.

Por que denunciar casos de dengue?

Os casos de dengue aumentam no país a cada ano, mesmo com as campanhas de incentivo ao combate do mesmo. No ano de 2015, mais de um milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus no Brasil. No ano de 2016, o país registrou 802 mil casos prováveis de dengue. Por isso, a denúncia dos focos de dengue é primordial para manter a saúde da população.

Se, por acaso, você avistar quaisquer foco de dengue, por favor, não deixe de denunciar ou procurar a prefeitura mais próxima da sua região.

A prevenção da dengue está ao alcance de todos nós!

Cadastre-se no e-Diário e divulgue informações de interesse público no Diário Oficial da União de maneira prática e rápida!

Você também vai gostar de:

  1. Danos à Saúde do Trabalhador – O que Fazer?
  2. Conheça os Direitos Fundamentais dos Portadores do Vírus HIV

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais