Antecipação de Recebíveis — O Que É E Como Impacta O Seu Caixa

Antecipação de Recebíveis — O Que É E Como Impacta O Seu Caixa

O mercado é composto por altas e baixas na economia, por isso, é preciso ter controle do fluxo de caixa para cumprir com as obrigações financeiras. Para momentos de necessidade, a antecipação de recebíveis é a melhor opção no âmbito de custos e também para honrar compromissos com fornecedores. 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo você irá entender como isso  funciona e os impactos no seu caixa. 

 

O que é antecipação de recebíveis?

 

A antecipação de recebíveis consiste no adiantamento do valor monetário que a empresa tem a receber. Logo, isso corresponde às vendas que foram realizadas de forma parcelada, podendo ser:

 

  • por meio de cartão de crédito;
  • duplicatas;
  • cheques pré-datados;
  • carnês.

Assim, esse procedimento é realizado sob um valor que já seria recebido, mas ao longo dos meses correspondentes às parcelas. No entanto, para que isso ocorra, é preciso que a compra tenha sido finalizada pelo cliente. 

 

Como o adiantamento do valor que a empresa tem a receber no futuro impacta o seu caixa

A solicitação de antecipação de recebíveis deve ser feita somente em momentos de necessidade. Afinal, isso irá impactar na distribuição do capital no futuro. d

 

Além disso, caso a solicitação não seja feita de forma prudente, podem haver impactos graves no fluxo de caixa.

 

Porém, é uma excelente opção em períodos onde o mercado está em baixa e o capital de giro é insuficiente para pagar fornecedores. 

 

Em síntese, trata-se de uma medida estratégica, visto que manter compromissos é imprescindível para uma boa reputação corporativa, além de impedir que a instituição fique sujeita a pagar multas.  

 

Existem dois principais impactos que a antecipação de recebíveis pode causar no caixa da empresa, que são:

 

  1. redução da liquidez imediata: esse índice demonstra a saúde financeira da instituição, refletindo que há pouco dinheiro disponível para pagar dívidas de curto prazo (passivo circulante);
  2. prejuízo financeiro: o adiantamento de parcelas referentes ao cartão de crédito deve ser muito bem analisado, pois o cliente que efetuou a compra pode ter uma má classificação de crédito, visto que o procedimento funciona como um empréstimo. 

 

De modo geral, como você viu durante o artigo, essa é uma alternativa que pode trazer vantagens, mas também desvantagens, caso solicitada sem o cuidado de uma análise do planejamento estratégico da empresa. 

Agora você já sabe o que é a antecipação de recebíveis e quais os impactos que ela causa nas instituições caso a solicitação seja feita de forma imprudente. Continue acompanhando o E-diário para adquirir mais conhecimento sobre temas semelhantes.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais