Você sabe responder qual o objeto de estudo da contabilidade? Essa ciência contábil é de fundamental importância para o correto controle do patrimônio de empresas e instituições, auxiliando-as na tomada de melhores decisões que contribuem para o seu sucesso.
A contabilidade pode ser definida como a ciência que busca estudar, interpretar e registrar tudo aquilo que afeta a gestão das finanças de uma entidade, envolvendo, por exemplo, questões fiscais, tributárias, previdenciárias, legais, trabalhistas, entre outras.
Continue a leitura e aprenda mais sobre a contabilidade e como ela pode ser benéfica às organizações!
Qual o objeto de estudo da contabilidade?
A definição do objeto de estudo de qualquer matéria é uma tarefa dificílima. Ao longo do tempo, diferentes estudos divergiram na busca por responder qual o objeto de estudo da contabilidade.
Para os estudiosos contistas, por exemplo, o seu objeto era o estudo das contas. Já para os personalistas, era o conhecimento das relações de débito e crédito entre proprietários e agentes consignatários.
Hoje, no entanto, há a concordância de que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio das entidades, que pode ser definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma ou mais pessoas.
Nesse estudo são considerados aspectos econômicos, financeiros, de variação da riqueza patrimonial, fatores quantitativos e qualitativos.
Por que estudar a contabilidade da minha organização?
O estudo da contabilidade nas organizações confere uma série de vantagens que auxiliam em sua eficiência e crescimento. Por meio dele é possível garantir que a empresa ou instituição cumpra com todas as exigências de seu segmento e esteja em conformidade com o que a lei e o governo exigem.
Outros benefícios do estudo contábil são:
- maior controle de gastos e aumento da rentabilidade;
- análise correta de investimentos;
- mais assertividade nas previsões futuras;
- menor chance de falha no pagamento de impostos;
- auxílio na gestão financeira e adequação às leis.
A importância da contabilidade no setor público
No setor público, a contabilidade auxilia os gestores fornecendo as informações de natureza orçamentária necessárias para adoção das melhores estratégias e medidas para a administração das entidades, tais como:
- balanços orçamentário, financeiro e patrimonial;
- demonstrações de variações patrimoniais;
- fluxos de caixa e das mutações do patrimônio líquido;
- relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A contabilidade aplicada ao setor público também envolve a adequada prestação de contas e fornecimento de informações relativas à destinação dos recursos públicos de forma compreensível e útil aos cidadãos.
Agora que você já aprendeu qual o objeto de estudo da contabilidade e como essa ciência contábil pode auxiliar no desenvolvimento saudável de uma empresa ou instituição, leia também sobre alguns documentos financeiros que são obrigados por lei.