A contabilidade é uma área com diversas vertentes a serem exploradas. E todas são de suma importância para empresas que querem evitar multas fiscais. O profissional que se encarrega de cuidar da área é o analista fiscal. Neste artigo, você vai entender melhor o que um analista fiscal faz!
A importância de um analista fiscal
Antes de saber o que um analista fiscal faz, é interessante entender a importância desse profissional para empresas. Ele é um braço fundamental para a área contábil de uma empresa, por possuir conhecimentos relativos a tributos, fisco e para monitorar atividades fiscais.
Esse profissional se faz muito mais importante para empresas brasileiras que precisam lidar com tributos diversos e uma legislação consideravelmente complexa, em constante atualização.
As principais funções que um analista fiscal faz
No dia a dia, um analista fiscal é responsáveis pela contabilização de folhas de pagamentos e também checagem de lançamentos fiscais. Mas não é só isso, veja só:
1. Análise
Assim como o próprio nome da profissão sugere o que um analista fiscal faz, a análise é parte fundamental. Dentre os tipos de análise estão do balancete fiscal, processos de contabilização, entradas e saídas financeiras e seus documentos, assim como acompanhamento da legislação tributária.
2. Auditorias
As auditorias e fiscalizações são frequentes em empresas de médio e grande porte. Nesses casos, o analista fiscal é o responsável para responder dúvidas das empresas ou órgãos oficiais que estão realizando a auditoria. A apresentação de relatórios que comprovam que a empresa está atuando dentro das legalidades também faz parte desse processo.
3. Suporte aos setores administrativo e financeiro
Acompanhar processos também é o que um analista fiscal faz em uma empresa, em conjunto à administração judicial. Além disso, trabalhar em conjunto a times financeiros de uma instituição é também é sua função como profissional. Em alguns casos, ele também ficará encarregado de acompanhar o departamento jurídico.
Por fim, um analista fiscal deve ter uma visão ampliada, de modo que mantenha o controle das áreas de compliance das empresas. Afinal, é justamente devido a essa proatividade que certificar-se de que toda a área tributária da empresa está bem coordenada.
Agora que você já sabe o que um analista fiscal faz, continue acompanhando o portal E-Diário para mais conteúdos do mundo jurídico, tributário, administrativo e legislativo!