Você sabe o que é e como declarar o DEFIS, além de qual a importância dele para as empresas que optam pelo Simples Nacional? Então saiba todas as informações sobre esse assunto a seguir. Confira!
O que é DEFIS
O DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais tem o objetivo de comunicar o órgão fiscal (Receita Federal), dados econômicos e fiscais de uma empresa. Assim, tudo o que está ou esteve enquadrada neste regime no período será abrangido pela declaração.
A DEFIS serve para comunicar e comprovar ao Governo Federal que as empresas participantes da situação específica de arrecadação tributária Simples Nacional recolheram os devidos tributos.
Como declarar o DEFIS
O prazo de entrega da DEFIS é de até 31 de março do ano subsequente ao período abrangente que será declarado.
É importante ressaltar que essa obrigação acessória não prevê multa por atraso. Porém, as apurações mensais dos períodos a partir de março de cada ano no sistema, PGDAS-S só poderão ser geradas depois que a entrega da DEFIS referente ao ano anterior for feita.
Por isso, é de suma importância que todas as documentações estejam em dia. Isso porque todas as informações declaradas deverão ser obtidas por meio dos demonstrativos contábeis.
PGDAS-D e DEFIS
O PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório) trata-se de um sistema eletrônico. Nele, é feita a apuração mensal de impostos para empresas optantes pelo regime do Simples Nacional.
É destinado a Microempresas ou Empresas de pequeno porte que estejam enquadradas no regime tributário. Com isso, os dados que são calculados são sempre referentes ao mês anterior ao atual.
Ela é feita por meio do próprio site da Receita e não existe a necessidade de instalação de drives ou softwares.
A participação do Simples Nacional é um benefício cedido pelo governo. E para que ele continue em vigência é necessário seguir algumas regras.
O impacto na contabilidade
Na área da contabilidade, a DEFIS é importante por causa da obrigatoriedade da entrega de informações pelas entidades para fins de fiscalização. Outro impacto na contabilidade é que com a DEFIS. As empresas sentem a necessidade de se adequarem ao uso de novas ferramentas. Como sistemas informatizados e como o próprio programa por onde é enviada a declaração.
Gostou? Então utilize os serviços do e-Diário para fazer publicações de artigos no Diário Oficial da União.