Sociedade de Advogados — Conheça Suas Características

Sociedade de Advogados — Conheça Suas Características
06/07/2018

A sociedade de advogados é uma modalidade criada para formalizar a atividade de profissionais autônomos, que podem ser enquadrados num regime tributário mais vantajoso e usufruir de benefícios antes concedidos apenas para pessoas jurídicas. Se esse é o seu caso, veja nesse artigo como funciona uma sociedade de advogados e descubra se ela se encaixa com o seu perfil!

O que é uma sociedade de advogados?

A sociedade de advogados pode ser classificada como uma sociedade que é composta por uma pessoa jurídica de direito privado, com finalidade lucrativa por meio da prestação de serviços técnicos. No caso da sociedade de advogados, não há registro na Junta Comercial, mas tão somente na Seccional da Ordem dos Advogados (OAB) da respectiva circunscrição.

Os advogados podem reunir-se em sociedade simples de prestação de serviços de advocacia ou constituir sociedade unipessoal de advocacia, na forma disciplinada na lei e no regulamento geral.

Vantagens da sociedade de advogados

1. Permite o networking com outros advogados: Advogar por conta própria representa real limitação na força de trabalho e entrosamento com demais profissionais na área, já que você conta somente com a sua própria experiência.

Ao criar uma sociedade de advogados, tal força aumenta, bem como os contatos e o networking que advém da maior interação com os demais operadores do Direito. Dessa comunicação podem surgir novas indicações, contratos e parcerias, estabelecendo umas das maiores vantagens de trabalhar com sócios.

2. Reduz custos na área fiscal: Unir forças é também um excelente fator para diminuir despesas com arrecadação, sobretudo na área fiscal. Em uma sociedade de advogados, é possível optar pelo regime mais adequado para o negócio, entre o simples, o lucro presumido ou real, e praticar o recolhimento apenas de tributais essenciais para a manutenção das atividades.

3. Autoriza a participação de todos os advogados nos lucros: Na sociedade de advogados, as despesas fixas de todo o escritório diluem-se nas contas do negócio, e são arcadas em partes iguais para todos os sócios, de forma a acabarem se tornando mais baixas do que para um advogado que trabalha sozinho.

Outra vantagem da sociedade de advogados é que após a sua constituição, o lucro apurado é igualmente distribuído entre os sócios. Sobre esse valores não incide nenhuma cobrança relativa a Imposto de Renda da pessoa física de cada um.

Dicas para entrar em uma sociedade de advogados

A palavra de ordem quando se fala em qualquer tipo de sociedade é o planejamento. Ele é essencial para definir a formatação e as regras básicas desse negócio jurídico.

  • Em primeiro lugar, é necessário definir um sócio para a sociedade. É preciso verificar a afeição entre os envolvidos, a experiência do possível sócio e qual será a contribuição que ele poderá fazer para o seu trabalho.
  • Definidos os sócios ou o sócio da sociedade, é necessário estabelecer as regras pelas quais ela se regerá, não só de formatação, como também de distribuição de tarefas e responsabilidades dentro do escritório. Tudo devidamente formalizado por meio de um contrato social e de atas de reuniões entre os sócios.
  • Não se esqueça de analisar o local onde será localizado o escritório e as áreas de atuação nas quais o mesmo atenderá.

Agora que você já sabe tudo sobre a sociedade de advogados, já pode criar a sua com mais tranquilidade. E qualquer dúvida sobre Diário Oficial, acesse nosso portal e te ajudaremos a resolver!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais