Planejamento Financeiro Empresarial – 4 Dicas Para Enfrentar 2021

Planejamento Financeiro Empresarial - 4 Dicas Para Enfrentar 2021
17/11/2020

A pandemia do coronavírus trouxe insights fundamentais para serem aplicados em 2021. A organização financeira é um deles, importante tanto para pessoas físicas quanto empresas. Mesmo nem todos os cenários serem possíveis de se prever, um bom planejamento financeiro empresarial é fundamental.

Neste artigo, vamos dar dicas para que você organize a vida financeira do seu negócio e possa começar 2021 melhor.

1. Tenha todos os registros financeiros organizados

A principal vantagem de repassar pelos registros financeiros e organizá-los é a de analisar como foram os acontecimentos ao longo do ano. Você pode verificar como foi o fluxo de caixa e, com essas informações, identificar os percalços e traçar estratégias para que, em 2021, você esteja mais preparado.

2. Realize projeções

Depois de passar por todo o histórico financeiro, um bom planejamento financeiro empresarial precisa de uma projeção para o próximo período. Nessa etapa, devem estar incluídas informações como qual a projeção de contas a receber e a pagar.

Quanto mais detalhados os valores e destinos dessas contas melhor. Procure incluir gastos fixos, impostos, contratação de colaboradores, contas básicas de energia, internet e aluguel, por exemplo.  Lembre-se: quanto mais concretos forem os dados, melhor o planejamento empresarial ficará.

3. Simule diferentes cenários

Como falamos, o planejamento financeiro empresarial sempre deve trabalhar com projeções. Além de gastos fixos e variáveis, é necessário também considerar todos os cenários possíveis.

Uma pandemia, por exemplo, pode não estar no plano estratégico de todas as empresas. Mas 2020 serviu para mostrar que, de fato, é fundamental se esforçar para manter as finanças da empresa em situações de eventual crise.

A dica então é criar um plano para mais de um cenário negativo, além, claro, do cenário positivo. Considere, além da sazonalidade (fator que pode influenciar muito as finanças de empresas de certos tipos de segmentos), um cenário intermediário e outro muito negativo, como o que aconteceu em 2020.

4. Trace metas e ações em seu planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro é uma estratégia para que a empresa esteja preparada para todos os cenários possíveis, mas não apenas isso. Serve como um direcionamento para o crescimento desse negócio.

Para que isso aconteça é preciso definir metas como:

  • aumentar a cartela de clientes em 40%;
  • faturar, ao menos, 10% a mais do que no ano anterior;
  • mudar o local físico da empresa;
  • quitar financiamentos feitos no período de crise;
  • diminuir o atraso na quitação de contas a pagar etc.

Agora que você tem em mãos o direcionamento para montar um planejamento para o seu negócio, continue acompanhando o portal e-Diário para mais informações importantes!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais