O que você pode fazer para limpar o nome?

O que você pode fazer para limpar o nome?
23/05/2019

Segundo o SPC, são 62 milhões de brasileiros inadimplentes, o que representa um aumento de 2,42%. O levantamento mostra, também, que 40% das pessoas maoires de 18 anos têm, pelo menos, uma dívida em atraso. Se você faz parte dessa estatística, saiba que limpar o nome é fundamental para ter uma vida tranquila e sem restrições.

Entenda como e porque você deve tirar seu CPF da lista de inadimplentes. 

O que significa limpar o nome e como descobrir que ele está sujo? 

Limpar o nome significa tira-lo da lista de inadimplência vinculada às companhias brasileiras Serasa, SCPC e SPC. Por meio delas, as lojas e instituições financeiras têm acesso à sua situação como forma de segurança, o que pode te impedir de realizar determinadas compras e financiamentos, por exemplo. 

As três companhias apresentam algumas pequenas diferenças, mas atuam com o mesmo objetivo, que é fornecer informações às empresas e bancos. Funciona da seguinte forma:

  • a loja ou instituição manda as informações do CPF inadimplente para o Serasa ou SPC Brasil;
  • a pessoa é informada por correio sobre a situação e, se quitar a dívida em até 10 dias, o nome fica limpo em, no máximo, cinco dias úteis.

É possível consultar sua situação com as companhias para regulariza-la a tempo: 

  • Serasa: a consulta gratuita é feita presencialmente ou pelo portal Limpa Nome Online (que não mostra a base completa de dados). Para ter acesso a todas as informações via on-line, você precisa pagar uma taxa no portal Me Proteja;
  • SPC: só é possível fazer a consulta gratuita pessoalmente, pela internet ela é paga;
  • SCPC: é a única companhia que permite consulta gratuita on-line pelo site Consumidor Positivo. 

Como limpar o nome? 

Para limpar o nome é preciso, antes de tudo, descobrir qual empresa ou instituição o negativou. Feito isso, entre em contato para negociar o valor e quite sua dívida. Sem o pagamento, não tem como tirar seu nome da lista de inadimplência. 

Lembre-se de guardar o comprovante de pagamento como garantia em caso de problemas e confira se seu CPF está limpo dentro do prazo de cinco dias úteis. Caso sua situação não mude, entre em contato com a companhia e apresente o comprovante de pagamento. 

Sem regularizar sua situação, você terá restrições para comprar, financiar e conseguir empréstimos no banco. Alguns casos afetam até no momento de conseguir um emprego novo. 

Agora que você já sabe como e porque deve limpar o nome, fique de olho na sua situação para evitar problemas futuros. Confira outras dicas como essas aqui no blog do E-diário. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais