Descubra Qual o Horário de Publicação do Diário Oficial da União

Descubra Qual o Horário de Publicação do Diário Oficial da União
04/12/2019

Você já se perguntou qual é o horário de publicação do Diário Oficial da União? Saber esta informação pode ser muito útil para quem busca por abertura de editais de licitação ou avisos, por exemplo. Além disso, qualquer matéria que for de caráter público deve ser publicada no jornal oficial, podendo ser:

  • portarias;
  • atas;
  • despachos;
  • leis;
  • tratados;
  • contratos;
  • medidas provisórias;
  • entre outros.

Vamos entender que horas, exatamente, é possível garantir todas essas informações? Acompanhe!

Qual o horário de publicação do Diário Oficial da União?

Antigamente, o Diário Oficial da União era publicado em um horário fixo, entre às seis e oito horas da manhã. Hoje, não existe mais uma hora exata, mas, sim, um intervalo de tempo. Então, não é possível garantir quando ele será publicado, podendo ser a qualquer instante. Porém, há um limite para a divulgação. O ideal é que não exceda às oito horas da manhã. 

Como consultar no DOU?

Já sabe como consultar as matérias que deseja no Diário Oficial da União? Não? Nós separamos um passo a passo bem simples e rápido para te ajudar. Olha só:

Entre no site da Imprensa Nacional

O primeiro passo é entrar no site da Imprensa Nacional. Lá, você irá se deparar com três seções:

  1. atos normativos;
  2. atos de pessoal;
  3. contratos, editais e avisos.

Basta selecionar uma das seções para procurar o que deseja. Mas, se preferir, você pode pesquisar o termo que procura no campo de “pesquisa” e clicar em “pesquisa avançada”.

Selecione a edição

Depois de inserir o termo de busca, agora é só selecionar a edição que deseja consultar. Você pode pesquisar um termo mais abrangente ou um período específico. Além disso, se selecionar o dia exato, terá uma busca mais precisa. 

Caso não saiba em qual seção do jornal a sua matéria foi publicada — 1,2 ou 3 —, selecione a opção “todos”. Desta forma, a sua busca será feita em todo o jornal, basta só aguardar o resultado. 

Como publicar no DOU?

Agora que já sabe como consultar e a que horas o DOU é publicado, você sabe como enviar matérias para publicação? Caso tenha um documento de interesse público, como portarias, por exemplo, de modo simples e fácil é só enviar para o E-Diário:

  1. transforme o documento no formato doc,docx, pdf, odt, xlx ou xlt;
  2. digitalize seus documentos pessoais, como CPF e RG, e envie junto com a matéria par o e-mail [email protected];
  3. após o envio, aguarde o orçamento e o modelo de autorização em anexo;
  4. preencha o documento e assine no nome de quem está publicando;
  5. envie o documento digitalizado novamente ao e-mail de atendimento;
  6. pague o boleto bancário.

Pronto! Depois desses passos o seu processo de publicação será iniciado. Para mais matérias como essa, continue acompanhando o E-Diário Oficial!

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais