Descubra o Que é e Como Se Faz Contabilidade de Custos

Descubra o Que é e Como Se Faz Contabilidade de Custos
12/08/2019

Você já ouviu falar sobre a contabilidade de custos? Essa prática faz parte do setor contábil de uma empresa e é voltada para os gastos realizados. Além disso, a avaliação do bom funcionamento das coisas da empresa faz parte desse setor.

Descubra no artigo do E-Diário como fazê-la!

O que é a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é uma área do setor contábil que produz informações dos diversos níveis gerenciais de uma organização. Realizar essa função é entender como estão e como são gastos os custos, no geral, de uma determinada empresa. 

Para realizá-la, coloque na planilha de custos gastos como:

  • funcionários;
  • conta de água, luz e telefone;
  • fornecedores;
  • matéria-prima;
  • entre outros.

Com essas informações em mãos, é possível controlar melhor as despesas e, assim, ajudar nas tomadas de decisão. Além disso, a contabilidade de custos ajuda a estabelecer o que é prioridade ou não, analisa, compara, reduz e melhora os custos como um todo.

Como fazer?

Ficou interessado como a contabilidade de custos pode melhorar os processos da sua empresa? Para realizá-la, pode ser mais fácil do que imagina. Olha só três exemplos para praticar na sua empresa:

Liste os custos e as despesas

Quais são os gastos gerais que você tem na sua empresa? Liste todos à medida que não deixe nenhum de fora, pois um pequeno detalhe, pode fazer total diferença no orçamento final. 

Defina quais são os custos fixos e variáveis

Os custos fixos, ou diretos, são gastos que não independem da produção. Ou seja, são custos que a empresa sempre terá independentemente da quantidade de produção, tais como, salários, limpeza, manutenção de aparelhos, aluguéis, entre outros.

Já os custos variáveis, ou indiretos, variam de acordo com a produção. Ou seja, podem ser a matéria-prima, comissões de vendas, conta de água, luz, telefone, entre outros.

Encontre o ponto de equilíbrio

Com a análise dos custos fixos e variáveis, é possível saber a quantidade de produtos — ou serviços — que precisam ser comercializados, para que os dois tenham a mesma proporção em receitas e despesas. Pense assim, quanto menor for a quantidade de produtos, mais fácil será o cálculo final de suas mercadorias e isso é o que chamamos de ponto de equilíbrio. 

 

Gostou de saber três maneiras para ter a contabilidade de custos sempre em dia na sua empresa? Para mais dicas como essas, continue acompanhando as matérias do E-Diário Oficial!

 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais