O levantamento anual do balanço patrimonial é uma obrigatoriedade que consta no Código Civil Brasileiro. Porém, a publicação no Diário Oficial da União, que na maioria dos casos é realizada por escritórios de contabilidade, por vezes enfrenta longos processos — que exigem uma diagramação especifica para balanços — além de alguns entraves burocráticos.
Quando deve ser publicado o balanço patrimonial?
4 meses é o prazo máximo para a publicação do balanço patrimonial de uma empresa. Data que começa a ser contada a partir do encerramento do exercício para a realização da Assembleia Geral.
A publicação deve ocorrer em órgãos oficiais da União, do Estado ou do distrito federal, de acordo com a localidade da empresa.
Existe um modo seguro e prático de fazer a publicação do documento, que é através do e-Diário Oficial. Em apenas 4 passos, é possível enviar os balanços de todos os clientes e vê-los devidamente publicados na próxima edição dos jornais. Abaixo indicamos os principais passos a serem seguidos:
1 – Envio do balanço patrimonial para o Diário Oficial da União
Com o documento pronto, o primeiro passo é simplesmente enviá-lo para publicação. Isso deve ser feito no site do E-Diário, dentro da aba DOU, ou pelo e-mail “[email protected]”.
Em ambos os casos, é preciso informar os dados sobre o escritório de contabilidade e também sobre a pessoa responsável pelo envio das matérias. Feito isso, basta anexar o balanço patrimonial ao e-mail ou à solicitação no site, e realizar o envio.
Esse arquivo pode ser em formato doc, docx, pdf, odt, xls ou também em xlt. Mas, se as informações do balanço estiverem em tabela, a recomendação é fazer o envio em arquivo xls (Excel).
2 – Análise
Com o envio realizado, as especificações de diagramação da publicação, conforme os padrões exigidos pelos jornais oficiais, passam a ser de responsabilidade do E-Diário, que vai analisar junto ao departamento jurídico o balanço patrimonial recebido.
Em seguida, o portal faz o envio do orçamento para o e-mail de quem solicitou a publicação, o que ocorre de forma muito rápida: cerca de 60 min!
3 – Aprovação do orçamento
A partir do momento que o orçamento é enviado, a publicação depende apenas da aprovação. E para que isso aconteça, basta responder ao E-Diário, pedindo o boleto bancário para pagamento.
4 – Publicação de balanço patrimonial no Diário Oficial da União
Depois que o pagamento for feito, é preciso enviar o comprovante para o portal E-Diário, o que pode ser feito tanto por e-mail ([email protected]), quanto por fax, no número 0800-644-9080.
Dica extra: caso já tenha cadastro, é possível garantir que o balanço patrimonial seja publicado na próxima edição do DOU. Mas, para que isso aconteça, programe-se para fazer o envio dos comprovantes de pagamento até às 16h.
Viu como é fácil? Então aproveite que já está aqui e faça seu primeiro envio para publicação de balanço patrimonial. Lembre-se que, aqui, a diagramação dos balanços é de responsabilidade do portal. E caso tenha alguma dúvida, o E-Diário está à disposição para esclarecê-la!