Assessoria Jurídica E Consultoria Jurídica — Entenda Como Cada Uma Funciona

Assessoria Jurídica E Consultoria Jurídica — Entenda Como Cada Uma Funciona

Dentre as atividades executadas por um advogado no campo privativo, estão a Assessoria Jurídica e Consultoria Jurídica. Elas possuem a finalidade de aconselhamento para a tomada de decisões dentro de uma empresa. 

 

Quer saber a diferença entre essas atividades e em que consistem? Neste artigo você entenderá todas as ações que são realizadas pelo advogado e em que momento cada uma delas é mais indicada. 

 

O que é Assessoria Jurídica?

 

O trabalho do advogado quando presta o serviço de Assessoria Jurídica consiste em  buscar soluções com respaldo legal evitando o litígio para o cliente. Ou seja, ele irá atuar de forma preventiva, para que as tomadas de decisão dentro da empresa sejam pensadas de forma a não causarem conflitos no futuro. 

 

A Assessoria engloba não somente resolver um problema, mas sim uma análise geral de quais são as melhores escolhas legais. É comum que seja necessário inclusive interpor demandas judiciais, para defender os interesses do cliente. 

 

Desta forma, esse serviço tem como finalidade identificar e solucionar conflitos para otimizar as atividades operacionais da empresa em que o advogado está prestando seu trabalho. 

 

O que é feito em uma Assessoria Jurídica?

 

Quando a Assessoria é iniciada, é feita uma análise geral de quais processos possuem potencial de se tornarem um problema para a empresa em curto, médio e longo prazo. 

 

Tendo em mente quais são os processos mais perigosos, o advogado orienta seu cliente sobre como reverter essa situação em potencial — sendo este o caráter preventivo da Assessoria Jurídica. 

 

Já em casos mais graves, quando há disputa judicial, o profissional deve trabalhar com contenção de danos para que seu cliente não sofra muitos prejuízos. Por exemplo: causas trabalhistas, pedidos de indenização e rescisões contratuais. 

 

O que é Consultoria Jurídica?

 

A Consultoria Jurídica trata-se de uma prestação de serviço mais pontual, nela são analisadas as melhores escolhas dentre as oferecidas em negociações e operações contratuais.

 

Ou seja, o advogado indica o que deve ser feito, em uma situação específica e quais as variáveis presentes nessa tomada de decisão.

 

Como funciona a Consultoria Jurídica?

 

O Consultor Jurídico, além de realizar as análises e explicar ao seu cliente o que pode ser aferido através delas, também realiza treinamentos para o aprofundamento de conceitos teóricos.

 

A Consultoria Jurídica também engloba palestras, treinamentos e cursos. Assim, a empresa constrói bagagem intelectual necessária para agir de forma preventiva e autônoma sobre seus próprios processos. 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, talvez se interesse por como criar um modelo de contrato de serviços para questões jurídicas, como foco na assessoria jurídica. 

 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o universo contábil, continue acompanhando o E-diário .

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais