Dentre as atividades executadas por um advogado no campo privativo, estão a Assessoria Jurídica e Consultoria Jurídica. Elas possuem a finalidade de aconselhamento para a tomada de decisões dentro de uma empresa.
Quer saber a diferença entre essas atividades e em que consistem? Neste artigo você entenderá todas as ações que são realizadas pelo advogado e em que momento cada uma delas é mais indicada.
O que é Assessoria Jurídica?
O trabalho do advogado quando presta o serviço de Assessoria Jurídica consiste em buscar soluções com respaldo legal evitando o litígio para o cliente. Ou seja, ele irá atuar de forma preventiva, para que as tomadas de decisão dentro da empresa sejam pensadas de forma a não causarem conflitos no futuro.
A Assessoria engloba não somente resolver um problema, mas sim uma análise geral de quais são as melhores escolhas legais. É comum que seja necessário inclusive interpor demandas judiciais, para defender os interesses do cliente.
Desta forma, esse serviço tem como finalidade identificar e solucionar conflitos para otimizar as atividades operacionais da empresa em que o advogado está prestando seu trabalho.
O que é feito em uma Assessoria Jurídica?
Quando a Assessoria é iniciada, é feita uma análise geral de quais processos possuem potencial de se tornarem um problema para a empresa em curto, médio e longo prazo.
Tendo em mente quais são os processos mais perigosos, o advogado orienta seu cliente sobre como reverter essa situação em potencial — sendo este o caráter preventivo da Assessoria Jurídica.
Já em casos mais graves, quando há disputa judicial, o profissional deve trabalhar com contenção de danos para que seu cliente não sofra muitos prejuízos. Por exemplo: causas trabalhistas, pedidos de indenização e rescisões contratuais.
O que é Consultoria Jurídica?
A Consultoria Jurídica trata-se de uma prestação de serviço mais pontual, nela são analisadas as melhores escolhas dentre as oferecidas em negociações e operações contratuais.
Ou seja, o advogado indica o que deve ser feito, em uma situação específica e quais as variáveis presentes nessa tomada de decisão.
Como funciona a Consultoria Jurídica?
O Consultor Jurídico, além de realizar as análises e explicar ao seu cliente o que pode ser aferido através delas, também realiza treinamentos para o aprofundamento de conceitos teóricos.
A Consultoria Jurídica também engloba palestras, treinamentos e cursos. Assim, a empresa constrói bagagem intelectual necessária para agir de forma preventiva e autônoma sobre seus próprios processos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, talvez se interesse por como criar um modelo de contrato de serviços para questões jurídicas, como foco na assessoria jurídica.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o universo contábil, continue acompanhando o E-diário .