A Previdência Social é um órgão público que tem como principal finalidade proporcionar um seguro ao trabalhador que realiza contribuições mensais. Com os valores pagos, é garantida a renda para manter o contribuinte após o processo de aposentadoria. Resumidamente, a Previdência é o sistema que possibilita que os trabalhadores aposentados recebam os rendimentos advindos das contribuições feitas anteriormente.
Além de assegurar a sobrevivência, a instituição ainda tem como missão proporcionar aos trabalhadores a segurança em relação a ocorrência de outros riscos, como acidentes, invalidez e morte acidental. Ou seja, são oferecidos aos contribuintes o auxílio-doença, salário maternidade e pensão em caso de morte.
Entenda como é feita a contribuição da Previdência Social
O sistema de seguro da Previdência Social é obrigatório a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada. Porém, indivíduos que trabalham como autônomos e quem não recebe renda também podem contribuir. Quem possui carteira assinada e é registrado no regime CLT, a contribuição é realizada automaticamente por meio de desconto em folha de pagamento.
A receita da previdência vem dos valores arrecadados com os empregadores, que é de 20% sobre a folha de pagamento, e dos empregados, que varia entre 8% e 11% do valor recebido como salário.