Categories: Leis

Entenda o Que É o Tráfico Privilegiado

O tráfico privilegiado, após ser votado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, não pode mais ser considerado como crime hediondo. Entenda o que é o tráfico privilegiado e como ele atua na nossa sociedade.

Definição de tráfico privilegiado

Considera-se como tráfico privilegiado a diminuição de pena que está prevista no parágrafo 4º, artigo 33 da Lei 11.343/06, conhecida também como Lei das Drogas, para pessoas que são condenadas por tráfico de drogas quando forem primárias, tiverem bons antecedentes e não integrarem uma organização criminosa.

Nessa situação, poderá ser aplicada pelo juiz a causa de diminuição e reduzir a pena aplicada de um sexto a dois terços. Ou seja, quando o crime é considerado como privilegiado ele implica na previsão de uma pena menor. As pessoas que são consideradas à pena mínima – 5 anos – ao terem a aplicação desta causa têm a pena reduzida para 4 anos.

De acordo com o Código Penal, se a pena aplicada for menor que 4 anos e não houver ameaças ou violências, a pena privativa de liberdade poderá ser substituída por uma mais restritivas de direitos.

Crimes hediondos

Previstos na lei 8.072/90, os crimes de natureza hedionda como práticas de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e terrorismo são alguns que podem se encaixar nessa definição. Eles são inafiançáveis e insuscetíveis de anistia, graça ou indulto. Além disso, a progressão de regime só acontece depois do cumprimento de dois quintos da pena.

O Supremo Tribunal Federal considera constrangimento ilegal ao se enquadrar o tráfico de entorpecentes privilegiado às normas da Lei 8.072/90.

Tráfico Privilegiado

Por fim, vale a observação de que o tráfico privilegiado não possui natureza hedionda, porém, o tráfico de drogas do “caput” do artigo 33 da Lei de Drogas não é considerado como crime hediondo, mas sim equiparado a hediondo.

e-Diário Oficial

O e-Diário é um portal de envio de matérias extremamente capacitado para atender a todos que desejam publicar informações no Diário Oficial da União de forma segura, rápida e eficaz. Contamos com uma equipe disposta que garante a intermediação rápida na veiculação de avisos e demais dados de interesse público.

Continue acompanhando o nosso portal para se manter sempre informado sobre os assuntos atuais e relevantes.

Você também vai gostar de:

  1. Saiba Mais Sobre Indulto e Outros Benefícios
  2. Crimes Hediondos: saiba a diferença entre anistia, graça e indulto
Conteúdo AG Mestre

View Comments

Recent Posts

  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

1 dia ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

2 dias ago
  • Perguntas Frequentes

Junta Comercial — O Que É e Como Se Cadastrar

Você já ouviu a expressão "casamento de empresas"? Quem é empresário sabe da importância de estar cadastrado na Junta Comercial…

2 dias ago
  • Benefícios

Aposentadoria Por Tempo de Serviço — Entenda Sobre o Assunto

Saiba mais sobre a aposentadoria por tempo de serviço aqui, no E-Diário Oficial.

3 dias ago
  • Matérias

Quais os Deveres e Direitos do Estagiário?

Você sabe quais são os deveres e direitos do estagiário? Confira o que a legislação brasileira diz a respeito de…

6 dias ago
  • Matérias

Ato Discricionário — Entenda O Que É!

Um ato discricionário tem mais liberdade de avaliação por parte do administrador. Mas isso não significa que ele não deva…

1 semana ago