Avaliar as finanças da sua empresa é o que vai protegê-lo de crises e possíveis faltas no balanço final. Para garantir a saúde financeira da sua empresa, vamos te ajudar ensinando a como fazer a contabilidade para micro empresas.

Dicas de como fazer a contabilidade para micro empresas

As micro, pequenas e médias empresas são uma parcela considerável do PIB brasileiro, gerando empregos e renda para milhares de cidadãos. Porém, muitas delas caem em falência ou contraem dívidas ao longo dos anos, seja por má gestão ou falta de conhecimento administrativo.

Para evitar que esse evento ocorra com você, procure seguir as nossas dicas abaixo de como fazer a contabilidade para micro empresas:

Registre todos os pequenos gastos

O primeiro passo para um bom controle financeiro jurídico é registrar tudo o que entra e sai em dinheiro. Até mesmo os gastos com compra de copinhos de plásticos e café. Tudo isso deve ser disposto em uma planilha ou várias, conforme a sua necessidade de organização.

Colete dados sobre as vendas

Registre os valores de vendas, já deflacionados, levando em conta quais são as mercadorias, quando comprar e quanto comprar.

Realize balanços periódicos

Você pode organizar uma DRE semestral para discriminar as quantias envoltas no seu negócio. Esse tipo de documento te ajuda a entender os excessos de gastos e manter as rédeas da sua empresa. Confira qual a estrutura de um DRE ideal.

Contrate um contador

Se você é micro empresário, adepto ao MEI, pode achar que não há necessidade de ter alguém para controlar o seu caixa. Porém, o contador pode ser o segredo para garantir que as finanças tenham crescimento positivo. Busque-o sempre que precisar de relatórios periódicos.

Trabalhe com estoque mínimo 

Para você que possui e-commerce ou loja física, trabalhar com estoque mínimo é a melhor forma de otimizar os ganhos. Afinal, assim você reduz a necessidade de capital de giro e evita déficit interno.

Procure o Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma organização que fornece cursos na área de empreendedorismo e ensina a como fazer a contabilidade de uma empresa. Eles podem te auxiliar de forma prática e simples a gerir o seu pequeno ou médio negócio.

Essa dica é fundamental para os micro empresários também. Conforme a sua empresa cresce, podem surgir dúvidas em relação à gestão dos custos e investimentos. Invista em conhecimento e garante a saúde financeira dos seus negócios.

Gostou das nossas dicas de como fazer a contabilidade para micro empresas? Confira também a importância da contabilidade para a gestão patrimonial das empresas e continue ligado nas matérias do E-diário!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago