Na administração pública, a transparência e a publicidade das informações são fundamentais. Isso se reflete, salvo exceção, na natureza pública dos processos legais no Brasil.
Nesse sentido, cumprir o prazo de certidão de publicação expedida tem um papel fundamental para garantir a conformidade com a legislação e o acesso à informação. Isso porque tanto as partes envolvidas quanto qualquer outra pessoa interessada precisam ser notificadas sobre o andamento do processo.
Se você tem dúvidas sobre esse tema, continue a leitura do artigo e saiba:
A certidão de publicação expedida é um documento legal e oficial emitido por órgãos administrativos, como cartórios judiciais. O documento é elaborado após o juiz avaliar os autos e, assim, as partes envolvidas passam a ser noticiadas no Diário Oficial a respeito do despacho do juiz.
A expedição do documento tem como objetivo divulgar o prazo de certidão de publicação expedida às partes interessadas de um processo para que ele seja cumprido dentro da lei.
Para ser considerada expedida, o cartório judicial precisa se certificar da publicação de uma decisão do magistrado. Por sua vez, quando a certidão elaborada sobre um processo é publicada, ela é dada como emitida.
Após a expedição, as partes do processo devem se atentar ao cumprimento do prazo da certidão de publicação expedida. Este deve ser contado desde o dia em que o documento foi disponibilizado.
Em outras palavras, não deve-se contar o prazo a partir da data da publicação, mas sim a partir do momento em que a informação foi lançada no Diário da Justiça. Além disso, a contagem deve considerar apenas os dias úteis.
Depois que ocorre a expedição da certidão de publicação, os passos seguintes dependem muito da natureza do processo. Ou seja, cabe às partes envolvidas — autor e/ ou réu — darem andamento ao processo junto a seus advogados.
Leia também: O Que Acontece Quando O Processo Sai No Diário Oficial?
Acompanhar as publicações oficiais é fundamental para não perder o prazo de certidão de publicação e expedida e sofrer penalizações. Atualmente, é possível consultar a expedição da certidão pela internet, eliminando a necessidade de ir até o fórum ou cartório.
Essa consulta pode ser feita no site do Diário Oficial usando o número do processo, o número de inscrição e o nome do advogado, ou o das partes envolvidas.
Gostou deste conteúdo? Continue explorando o portal e-Diário Oficial e saiba mais sobre a importância das publicações no Diário Oficial da União.
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…
View Comments
Quando a expedição for por número do telefone e o telefone da parte citada não funciona mais como proceder