A licitação para empresas privadas é um aspecto positivo que proporciona muitos benefícios para os empresários que aderem em sua administração licitações para a contratação de produtos e serviços.
Embora seja comum nas instituições públicas — federal, estadual e municipal — é preciso seguir um rigoroso processo de compra de acordo com a lei que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos.
Assim como nos órgãos públicos, para a compra de bens e serviços, a administração responsável da empresa privada analisa propostas apresentadas por fornecedores. Ao final das apresentações, é escolhida a mais vantajosa em questão de qualidade e custo-benefício.
Como foi mencionado no item acima, o procedimento funciona da mesma maneira para empresas privadas e públicas. Todavia, quem quiser apresentar uma proposta é preciso seguir um edital com as necessidades e exigências com base nos objetivos da instituição com os seguintes itens:
Portanto, quem melhor se destacar em questões de qualidade, custo-benefício e cumprimento do edital, a empresa privada toma a decisão de contratação.
O processo decisório de licitação para empresas privadas – ou públicas – pode ser subdivido conforme seis modalidades são elas:
Portanto, as empresas que desejam manter negócios e se candidatar devem apresentar os documentos solicitados para obter um registro cadastral. Aliás, caso queira entender um pouco mais de como funcionam as leis, modalidades e a própria licitação leia sobre Licitação – Saiba como é e como participar de uma.
Sim! Afinal, qualquer instituição que deseja contratar serviços por meio de licitação pode realizar a ação. Porém, é aconselhável que a empresa faça um planejamento em sua estrutura em vista que, as licitações são bastante burocráticas e complexas.
Mas, se caso você não tenha experiência no assunto, existem empresas de consultoria que realizam esse tipo de atividade exatamente para facilitar o processo e otimizar o tempo dos profissionais envolvidos.
Gostou de saber como funciona o processo de licitação para empresas privadas? O E-diário é um portal de envio de matérias com o objetivo de auxiliar órgãos públicos, agências, pessoas jurídicas, entre outros, a obter informações corretas de forma rápida e segura.
Então, continue acompanhando as matérias do nosso site!
É muito comum ouvirmos falar que é necessário ter um Capital Social para abrir uma…
Existem alguns casos que, mesmo após a criação de boletins de ocorrência, o registro legal…
Consulte balanços patrimoniais publicados no E-diário. Saiba como funciona neste artigo!
As negociações que envolvem a compra e a venda de um imóvel vão além das…
Nesse artigo, você vai entender melhor o que é a escritura pública, quais as suas…
A publicação de edital de convocação, além de ser divulgada de forma correta, precisa ser…