Categories: Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o que foi tratado e, principalmente, acordado em uma determinada reunião. Você sabia que há um padrão de abertura e um termo de encerramento que devem fazer parte deste documento? Confira os aspectos essenciais sobre o assunto abaixo!

O que é um livro ata?

O livro ata ou, simplesmente, ata, é um documento que registra todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou assembleia. O documento nada mais é do que uma modalidade textual da linguagem escrita, utilizada no contexto profissional para manter o registro de decisões e argumentos que forem previamente apresentados durante a reunião.

Como redigir?

Se você tem a função de redigir e registrar os acontecimentos de reuniões, é importante saber algumas informações sobre os padrões para escrever um livro ata. Antes de fazer o termo de encerramento, primeiro, é necessário conhecer a forma padrão de redigi-lo.

Um aspecto básico do livro ata é a sua leitura fácil. Dentro do texto não há parágrafos, mas, sim, números escritos por extenso, os quais não podem conter rasuras e devem ser escritos com caneta.

Abertura

Para começar a registrar os acontecimentos da reunião, isto é, realizar a abertura, faça um termo de início de reunião, com data, local, nome do presidente do conselho e o de quem está escrevendo, e o número da quantidade de páginas.

Como finalizar uma ata?

Por fim, adicionar um termo de encerramento de livro é fundamental, contendo, de forma sucinta, informações resumidas sobre:

  • a quantidade de laudas;
  • assuntos tratados;
  • participantes da reunião;
  • acordos realizados entre as partes;
  • entre outros aspectos.

Para ficar de mais fácil entendimento, veja o exemplo abaixo:

“Este livro contém 100 folhas, numeradas tipograficamente de 01 a 100, que destinou-se a lavratura das Atas de Reuniões da empresa XXXX.”

São Paulo/ SP, 01 de junho de 2020

Assinatura: nome de quem está escrevendo

Assinatura: Diretor Presidente

 

Contudo, o termo de encerramento de livro ata é importante para que se declarar a conclusão das informações acordadas. Sem isso, ele ainda estará em aberto, sem a assinatura do presidente, o que indica que as decisões tomadas não foram validadas. Logo, a reunião não teria um valor. 

Com todas essas informações presentes no artigo, agora você vai poder registrar as reuniões da forma mais adequada e de fácil entendimento para todos, além de claro, garantir a validação das decisões.

Se quiser saber mais sobre o termo de encerramento de livro ata e outros assuntos relacionados, acompanhe o e-Diário e tire suas dúvidas!

ediario

Recent Posts

  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

3 horas ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

1 dia ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

4 dias ago
  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

6 dias ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

1 semana ago
  • Perguntas Frequentes

Junta Comercial — O Que É e Como Se Cadastrar

Você já ouviu a expressão "casamento de empresas"? Quem é empresário sabe da importância de estar cadastrado na Junta Comercial…

1 semana ago