Categories: Benefícios

Sindicatos dos Contadores: Saiba Porque Estar Ativo nele!

Ninguém é obrigado a se sindicalizar. Com isso, muitos profissionais da área de contabilidade só lembram da existência dos sindicatos dos contadores no mês de março, quando, por lei, os empregadores descontam a contribuição sindical, que é realizada anualmente e corresponde a um dia de salário do trabalhador.

Contudo, os sindicatos dos contadores proporcionam muitos benefícios que compensam, de diversos modos, os profissionais da área de contabilidade que se associam a eles. Esse quadro de vantagens pode mudar de acordo com a região, porém, é muito comum que os sindicatos ofereçam os seguintes benefícios:

Participação ativa

De todas as vantagens que se pode ter ao se associar à sindicatos dos contadores, talvez a melhor dela seja poder contribuir ativamente com a categoria. Isto é, ter voz e poder para buscar melhores condições de trabalho, lutar por causas específicas da área de contabilidade — como, por exemplo, acompanhar de perto as negociações sobre ajustes salariais —, ou ainda incentivar a atuação e ampliação da categoria no mercado de trabalho.

Portanto, se existe um desejo por avanço nas leis trabalhistas aplicadas à área de contabilidade, o melhor modo de buscá-las certamente é apoiando, ajudando e se associando à um dos sindicatos dos contadores.

Convênios

Além de conseguir uma participação mais ativa na defesa e melhoria da categoria, os associados aos sindicatos dos contadores também possuem alguns benefícios financeiros, tais como: convênio médico, convênio odontológico, acesso e desconto em instituições esportivas, de lazer ou até mesmo de ensino, que é uma forma de incentivar a qualificação profissional dos contadores.

Porém, vale lembrar que apenas a contribuição sindical, aquela que é feita anualmente, não dá direito a esses benefícios, o que só ressalta e aumenta ainda mais as vantagens dos associados.

Suporte jurídico

Por fim, mas não menos importante, os sindicatos dos contadores também costumam oferecer consultoria jurídica nas áreas do direito civil, criminal e também trabalhista, que é muito útil para os contadores, pois podem tirar dúvidas sobre o imposto de renda, tanto de pessoa física, quanto jurídica, benefícios e direitos trabalhistas, dentre outros assuntos relacionados.

E então? Gostou das vantagens de se associar aos sindicatos dos contadores? Caso queira manter-se atualizado sobre a legislação sindical, continue navegando no E-Diário e aproveite para conhecer alguns serviços que podem fazer facilitar a sua rotina no trabalho, como a publicação de documentos contábeis no Diário Oficial do Estado ou no Diário Oficial da União (DOU)!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Saiba Como Fazer Uma Assembleia

Saber como fazer uma assembleia é essencial para conduzir uma boa reunião. Veja só o que precisa ser feito!

5 horas ago
  • Leis

Lei do Inquilinato – Entenda Como Funciona e Quais Direitos Você Precisa Conhecer

Você já ouviu falar sobre a Lei do Inquilinato? Conheça alguns de seus principais direitos como inquilino e faça um…

1 dia ago
  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

3 dias ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

4 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

4 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

1 semana ago