O Livramento Condicional é também conhecido como “Liberdade Condicional” e diz respeito à liberdade que é antecipada e concedida somente mediante certas condições, conferida ao condenado que já cumpriu uma parte da pena que foi imposta. Saiba tudo sobre o Livramento Condicional a seguir.
Dá-se o nome de Livramento Condicional a medida política que abrevia a reinserção do condenado no convívio social. Ou seja, permite que ele cumpra a sua pena em liberdade desde que preencha requisitos de ordem objetiva e subjetiva em determinadas condições.
O Livramento Condicional é concedido pelo juízo de execução e cabe a ele o recurso de agravo de execução. O Livramento Condicional será concedido também a partir do preenchimento de muitos requisitos.
Ele é facilmente confundido com o sursis, no qual a pena deixa de ser aplicada e o condenado não inicia o cumprimento da pena privativa em liberdade. Além disso, no sursis, em regra, é concedido na sentença e o recurso cabível é a apelação.
O juiz poderá conceder o Livramento Condicional ao indivíduo condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a dois anos desde que:
Faça o seu cadastro no e-Diário Oficial para divulgar informações de interesse público no Diário Oficial da União.
1. Entenda a Prisão Especial no Ordenamento Jurídico Brasileiro
2. Conheça a Lei das Drogas
Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…
De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…
O Código de Ética OAB (Ordem dos Advogados no Brasil) é um órgão que monitora…
Para se destacar na carreira e estar sempre à frente dos seus concorrentes, é de…
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abordados em 2019,…
Saiba quais são os processos de como registrar uma marca e comece a ter os…