Tributação

Conheça Todos os Tipos de Balanço Contábil

Saber como fazer o balanço contábil corretamente é essencial na hora de administrar as contas da sua empresa. Essa tarefa, acima de tudo, exige comprometimento e organização, e requer o auxílio de um contador. Existem diversos tipos de balanço e cada um deles possui uma finalidade.

Embora todos contribuam no acompanhamento da saúde financeira e na prestação de contas à Receita Federal, hoje você vai entender melhor como eles funcionam. Confira!

O que é balanço contábil?

O balanço contábil — ou patrimonial, se preferir —, é o principal demonstrativo financeiro de uma empresa. Nele constam todos os ativos circulantes, passivos, lucros e dividendos ao longo de 12 meses.

Basicamente, os tipos de balanço são utilizados para entender se a saúde financeira da empresa anda bem. Quando em bom estado, os números devem equilibrar os bens de direito com as obrigações e participações dos acionistas.

Quais são os tipos de balanço contábil?

O balanço contábil é composto por três elementos: ativo, passivo e patrimônio líquido. Para entender melhor sobre a estrutura, veja como montar um balanço patrimonial. Confira também a finalidade de cada elemento:

Balanço Patrimonial Ativo 

No patrimonial ativo constarão os chamados bens e direitos, ou seja, as posses e valores que agregam à empresa. Dentro desta categoria ainda podem se encaixar os ativos realizáveis a longo prazo.

Balanço Patrimonial Passivo 

Ao contrário do primeiro, trata-se das obrigações financeiras da empresa. Basicamente, tudo o que sai do seu caixa com finalidade de quitar débitos, como pagar fornecedores, impostos, financiamentos ou outros valores que possam se encaixar nesta seção.

Patrimônio Líquido 

Por fim, temos o patrimônio líquido. Este valor consta em todos os tipos de balanço patrimonial, pois trata-se dos investimentos de caixa de uma empresa, tudo o que se ganha e fatura-se como lucro, aparece nesta área.

É importante ressaltar, que a execução do balanço contábil deve ocorrer ao menos uma vez ao ano, mas existem outros demonstrativos financeiros que podem ser elaborados a cada trimestre (três meses) ou semestre (seis meses). Um exemplo é a DRE.

Por fim, atualmente é possível agregar valor aos seus clientes na hora de apresentar o seu trabalho. Mostre que você consegue ir além do conhecimento técnico e conheça quatro ferramentas gráficas que qualificam o balanço contábil

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago