Categories: Tributação

Conheça Todos os Tipos de Balanço Contábil

Saber como fazer o balanço contábil corretamente é essencial na hora de administrar as contas da sua empresa. Essa tarefa, acima de tudo, exige comprometimento e organização, e requer o auxílio de um contador. Existem diversos tipos de balanços e cada um deles possui uma finalidade.

Embora todos contribuam no acompanhamento da saúde financeira e na prestação de contas à Receita Federal, hoje você vai entender melhor como eles funcionam. Confira!

O que é balanço contábil?

O balanço contábil — ou patrimonial, se preferir —, é o principal demonstrativo financeiro de uma empresa. Nele constam todos os ativos circulantes, passivos, lucros e dividendos ao longo de um 12 meses, ou seja, um ano.

Basicamente, para entender se a saúde financeira da empresa anda bem, deve-se observar os números presentes nos tipos de balanço. Quando em bom estado, os números devem equilibrar os bens de direito com as obrigações e participações dos acionistas.

O balanço contábil é composto por três elementos: ativo, passivo e patrimônio líquido. Para entender melhor sobre a estrutura, veja como montar o seu balanço patrimonial. Confira abaixo a finalidade de cada elemento:

Balanço Patrimonial Ativo

No patrimonial ativo constarão os chamados bens e direitos, ou seja, as posses e valores que agregam à empresa. Dentro desta categoria ainda podem se encaixar os ativos realizáveis a longo prazo.

Balanço Patrimonial Passivo

Ao contrário do primeiro, trata-se das obrigações financeiras da empresa. Basicamente, tudo o que sai do seu caixa com finalidade de quitar débitos, como pagar fornecedores, impostos, financiamentos ou outros valores que possam se encaixar nesta seção.

Patrimônio Líquido

Por fim, temos o patrimônio líquido. Este valor consta em todos os tipos de balanço patrimonial, pois trata-se dos investimentos de caixa de uma empresa, tudo o que se ganha e fatura-se como lucro, aparece nesta área.

É importante ressaltar, que a execução do balanço contábil deve ocorrer ao menos uma vez ao ano, mas existem outros demonstrativos financeiros que podem ser elaborados a cada trimestre (três meses) ou semestre (seis meses). Um exemplo é a DRE

Não deixe de acompanhar o e-Diário Oficial para mais conteúdos sobre finanças e contabilidade. Deixe a saúde financeira da sua empresa em dia com as nossas dicas e facilite a publicação destes documentos oficiais no Diário Oficial da União.

Gostou de saber mais sobre os tipos de balanço? Deixe seu comentário abaixo e continue lendo as nossas matérias!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Tributação

Gestão Tributária — 6 Dicas Para Garantir A Sua Sem Preocupações

Garantir que a gestão tributária seja feita de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento e o sucesso do…

21 minutos ago
  • Leis

IFRS – Conheça as Normas Internacionais de Relatório Financeiro

Você já ouviu falar de IFRS? A sigla significa International Financial Reporting Standards, na tradução para o português, Normas Internacionais de…

5 horas ago
  • Matérias

Contabilidade Digital — Como Ela Influencia O Mercado Contábil?

Aquela imagem clássica de um escritório contábil com armários, gavetas e mesas cheias de papéis pode ficar para sempre no…

22 horas ago
  • Tributação

Obrigações Acessórias — Entenda Quais São E Como Funcionam

As obrigações acessórias são declarações onde constam informações sobre as empresas. Saiba tudo no texto a seguir!

1 semana ago
  • Matérias

O Que Deve Conter Em Uma Ata De Presença De Reunião

Todos nós já sabemos que a ata é um documento escrito que registra assuntos e acontecimentos debatidos em reuniões ou…

1 semana ago
  • Matérias

ITBI — O Que É o Imposto de Transmissão De Bens Imóveis?

ITBI é a sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, cobrado pela prefeitura de uma cidade quando um imóvel…

1 semana ago