Tributação

Enquadramento Empresarial: Saiba o Que é e Quais os Principais Tipos de Empresas do Brasil

O empreendedorismo chama a atenção de muitos brasileiros. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, em julho de 2021, a abertura de empresas foi 12,3% maior do que no mesmo período do ano anterior.

Mas, mesmo com esse desejo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os aspectos burocráticos da abertura, como é o caso do enquadramento empresarial. Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Quais são os tipos de enquadramento empresarial que existem no Brasil?

Entender as questões relacionadas ao enquadramento empresarial é fundamental para o processo de abertura do seu negócio.

Existem vários tipos de empresa e conhecer bem cada um deles é muito importante para você escolher aquele que seja mais vantajoso para a sua realidade.

Conheça abaixo as possibilidades existentes:

Microempreendedor Individual (MEI)

Trabalha por conta própria e precisa de CNPJ para emitir notas fiscais? Então o MEI é o melhor tipo de empresa para você. Confira as vantagens de ser um microempreendedor individual:

  • praticidade e rapidez para abrir a sua empresa;
  • facilidade na hora de pagar os tributos que são cobrados em uma guia única;
  • impostos mais baratos do que os outros tipos de empresa.

No entanto, existem algumas limitações:

  • só pode ter um funcionário;
  • renda bruta anual deve ser menor que R$81 mil;
  • não pode ser sócio de outras empresas.

Empresário Individual (EI)

Nesse tipo de enquadramento empresarial, a empresa é no formato de sociedade, mas não precisa de nenhum sócio, de modo que um único empreendedor pode ficar responsável pelo negócio. Um ponto negativo aqui é que os bens pessoais não são separados dos da empresa, podendo ser tomados caso haja alguma dívida.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Assim como no EI, nessa modalidade não é preciso de nenhum sócio. Contudo, para abrir esse tipo de empresa, é preciso investir um capital alto – equivalente a, pelo menos, 100 salários mínimos vigentes. A vantagem do EIRELI é que o patrimônio jurídico fica separado do da pessoa física.

Sociedade Empresária Limitada (Ltda.)

Esse é o tipo de sociedade mais adotado pelos empreendedores, porque permite a inclusão de sócios por meio de um Contrato Social. Outra vantagem, é a separação de bens dos sócios do patrimônio empresarial.

Sociedade simples

A Sociedade Simples é o enquadramento empresarial mais adotado por quem realiza atividades intelectuais, como sociedade de advogados, arquitetos, dentistas e médicos. Além de ser uma empresa que presta serviços, pode ser composta por dois ou mais sócios que exercem funções com a mesma finalidade.

Sociedade Anônima (S.A.)

Na Sociedade Anônima, em vez de cotas empresariais os sócios dividem o capital em ações, portanto, são chamados não de sócios, mas de acionistas. Esse formato é bem mais livre, de modo que é possível vender e comprar os papéis da empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal

Na Sociedade Limitada Unipessoal é possível abrir uma empresa sendo o único sócio, sem a necessidade de fazer um grande aporte de capital e, ainda assim, separando os seus bens pessoais dos empresariais.

Estar por dentro dessas questões burocráticas é fundamental para o sucesso do seu negócio. Continue aprendendo no artigo sobre obrigações contábeis de uma empresa!

Leonardo Lopes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fusce ut arcu et quam euismod maximus in pulvinar tortor. Sed velit velit, iaculis vel feugiat id, blandit interdum mi. Sed viverra nulla nisi, at tincidunt quam iaculis ut. Nam aliquam vitae augue id rhoncus. Pellentesque bibendum non purus eu vehicula. Praesent efficitur, libero et vestibulum vestibulum, neque sapien porttitor dui, eu eleifend purus urna at odio. Proin sed ante eget ante accumsan pulvinar ut et elit.

Recent Posts

Assembleia Geral do Sindicato: O Que É e Tudo o Que Você Precisa Saber

Saiba quais são os objetivos de uma assembleia geral do sindicato e quais são as…

2 dias ago

Saiba Como Fazer os Termos de Uso e Política de Privacidade da sua Empresa

Entenda a diferença entre Termos de Uso e Política de Privacidade e aprenda a elaborar…

2 dias ago

Como Consultar Lauda no Diário Oficial

Veja o passo a passo para consultar lauda de concluinte no Diário Oficial de São…

1 semana ago

Prazo de Certidão de Publicação Expedida — Quando Começa a Contar?

Saiba o que é prazo processual e como é contado o prazo da certidão de…

1 semana ago

Como Fazer o Balanço Anual da Empresa

Entenda o que é o balanço anual, qual é a sua finalidade e como ele…

1 semana ago

Publicação de Balanço Patrimonial no Diário Oficial da União: como fazer?

Aqui, no portal do E-Diário, você consegue fazer a publicação de balanço patrimonial sem trabalho…

1 semana ago