Leis

Você Sabe o Que é o Marco Regulatório?

Dá-se o nome de Marco Regulatório o conjunto de normas, leis e diretrizes que regulam os serviços de utilidade pública que são prestados pelos agentes privados. Em 2014, foi aprovado o Novo Marco Regulatório. Saiba mais informações no post a seguir.

Conceito de Marco Regulatório

Há mais de dez anos transitando no Congresso Nacional, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil trouxe um texto final que incorpora contribuições de diversos grupos. Segundo a avaliação da Secretaria de Governo da Presidência da República, a entrada em vigor da lei constitui um grande avanço na democracia, além de valorizar a atuação de uma sociedade civil autônoma e participativa; reconhece também suas diferenças e especificidades para a construção de parcerias e estabelece regras claras e objetivas para o acesso legítimo, democrático e transparente aos recursos públicos, conta com mecanismos eficazes para coibir fraudes e o mau uso dos recursos públicos.

O que é Novo Marco Regulatório?

Para o Governo Federal, a participação social é mais do que fundamental para aprimorar a gestão. Porém as normas existentes são insuficientes, imprecisas e não deixam claras quais são as regras que podem ser aplicáveis às parcerias com as organizações, gerando um cenário de insegurança jurídica e institucional, tanto para gestores públicos quanto para as próprias organizações. Já o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil tem o objetivo de tornar essa relação mais segura e amparada em regras consolidadas.

Veja as principais mudanças

Abrangência Nacional

O Novo Marco Regulatório estabelece as mesmas regras para a União, o Distrito Federal, estados e Município firmarem parcerias com as organizações.

Instrumento Jurídico próprio

Hoje, existe uma diversidade de instrumentos para as relações entre as OSCs e o Estado. A mudança no Marco traz valorização às organizações da Sociedade Civil.

Novas diretrizes e princípios

Participação social, gestão pública democrática, autonomia das organizações e fortalecimento da sociedade civil se somarão aos princípios da Administração Pública. Esses princípios tornam a gestão mais conectada com a sociedade e garantem a autonomia necessária para a relação com o Poder Público.

Ficha limpa para as organizações e dirigentes

Inspiradas na Lei da Ficha Limpa eleitoral, o Novo Marco Regulatório propõe que tanto organizações quanto dirigentes que tenham utilizado dinheiro público indevido fiquem impedidos de assinar novas parcerias.

Mais planejamento

Essa uma etapa muito importante para a realização de uma boa parceria. Com a nova legislação, o órgão público traçará as ações que pretende alcançar, bem como o interesse do público envolvido, os benefícios e os prazos de execução de sua ação.

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é uma agenda que interessa às organizações, gestores públicos e toda a sociedade.

Conte com os serviços do e-Diário para publicar informes de interesse da população de forma simples e rápida.

Você também vai gostar de:

  1. IPVA: Saiba para onde o seu dinheiro está indo
  2. Abuso de Autoridade É Crime? Saiba Mais
Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

2 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago