O extintor ABC deixou de ser item obrigatório em carros utilitários e de passeio a partir de 2015. A maior parte desses automóveis já vem de fábrica sem o material, que pode ser colocado posteriormente se for do interesse do proprietário.
Caminhões, veículos de transporte de passageiros ou de cargas inflamáveis, contudo, ainda não podem rodar sem o equipamento, correndo o risco de perder pontos na carteira e receber multas.
A resolução que tirou a obrigatoriedade defende que o despreparo de motoristas para usar o equipamento pode atrapalhar ainda mais a situação. Entretanto, é inegável que o aparelho se faz necessário em muitas situações.
Se você é do tipo de pessoa que prefere se prevenir e quer colocar um extintor ABC no seu carro, neste artigo você vai ver:
As principais causas de incêndio em veículos são o desgaste de mangueiras, as famosas gambiarras, as panes elétricas e a falta de manutenção do automóvel. O extintor ABC é o ideal para acabar com incêndios que comecem de todos esses jeitos.
É muito importante você saber que existe uma variedade de extintores de incêndio classificados pelo tipo de material que age contra o fogo (água, bicarbonato de sódio, espuma mecânica, entre outros). Cada um desses agentes é ideal para apagar um tipo de incêndio.
Os incêndios podem ser classificados em quatro grupos a depender da origem do fogo:
O extintor ABC combate os tipos A (incêndio em materiais sólidos), B (incêndio em líquidos inflamáveis) e C (incêndios em equipamentos energizados) — como o nome mesmo já sugere. O seu agente extintor é o fosfato monoamônico que, quando acionado, isola os materiais químicos rapidamente.
Esse é o extintor ideal para carros porque atende a todas as possibilidades de incêndio com um veículo.
Antes de 2015, quando a obrigatoriedade foi extinta, os extintores usados eram do tipo BC, que são mais baratos, mas sem eficiência em alguns casos. Inclusive, veículos de transporte e caminhões precisam substituir o modelo antigo pelo ABC.
O extintor de incêndio deve ser usado para apagar pequenos focos de fogo durante acidentes de trânsito, por exemplo, a fim de evitar que as chamas se alastrem.
Sendo assim, nunca tente apagar grandes incêndios com o equipamento, porque ele não vai resolver a questão, além de ser extremamente perigoso para você. Em casos como este, saia de perto do carro e chame ajuda profissional.
Para utilizar o seu extintor ABC, basta remover o lacre de segurança, colocar o bocal de saída em direção ao foco das chamas e apertar o gatilho. Entretanto, fique muito atento: se o incêndio começou no motor do carro, não levante o capô porque o oxigênio alimenta a chama, podendo aumentar o fogaréu.
Ainda que o item não seja mais obrigatório em carros, se você optar por instalar um extintor ABC, é fundamental ficar atento ao seu prazo de validade.
Em casos em que ele esteja fora desse período, mesmo sem ser de uso obrigatório, o motorista pode ser punido com uma multa de R$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira.
O ideal é que de 12 em 12 meses seja feita uma manutenção. A troca deve ser feita se algum problema for notado, se ele já tiver sido usado — mesmo que ainda tenha algum material no cilindro — ou ao fim do prazo de validade, que costuma ser de 5 anos.
No blog E-diário, você também encontra outros artigos sobre leis de trânsito e documentação veicular:
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…